Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4572
Título: | A importância da intervenção do profissional de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Cora Coralina / de Santo Antônio do Descoberto - Goiás |
Autor(es): | Alecrim, Francisco Ferreira |
Orientador(es): | Sampaio, Caroline Bonesso |
Assunto: | Professores de educação física Educação física (Ensino fundamental) |
Data de apresentação: | 11-Ago-2012 |
Data de publicação: | 8-Mar-2013 |
Referência: | ALECRIM, Francisco Ferreira. A importância da intervenção do profissional de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Cora Coralina / de Santo Antônio do Descoberto - Goiás. 2012. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal buscar junto à Escola Municipal do Ensino Fundamental Cora Coralina, no município de Santo Antônio do Descoberto-GO, a importância da intervenção de um profissional de Educação Física na formação dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo caracteriza-se por uma abordagem descritiva, essencialmente qualitativa, através do procedimento da pesquisa participante. Para a efetivação deste trabalho foram utilizadas como ferramentas metodológicas a observação participante e questionário estruturado aplicado aos professores regentes, direção e professores dinamizadores da unidade escolar, a fim de conhecer a realidade local, a identidade profissional, as características dos estudantes e o desenvolvimento das atividades recreativas. Também foi realizada a pesquisa bibliográfica para verificar a legalidade e os argumentos dos estudiosos da área de Educação no que tange à importância do profissional de Educação Física para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram apresentados os aspectos motores e sócios afetivos da faixa etária em questão, o papel da Educação Física e a gama de conhecimentos necessários aos professores de Educação Física. Constatou-se que os professores dinamizadores não têm desenvolvido um trabalho adequado para oportunizar o desenvolvimento integral dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Polo Ceilândia-DF, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons