Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Mendes, Taysa Brasil Siqueira | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Taysa Brasil Siqueira. A influência da formação docente na relação professor-aluno. 2013. ix, 75 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende investigar a influência da formação docente no processo educativo, e mais especificamente, na relação entre professor e aluno, sendo este o objetivo geral do trabalho. Nesta perspectiva, buscou-se analisar o cotidiano de duas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da Asa Sul/Brasília-DF e observar como eram estabelecidas as relações neste ambiente. Além disso, realizou-se entrevistas com as professoras das respectivas classes para investigar de que forma a formação das mesmas havia influenciado suas práticas. Por fim, sentiu-se a necessidade de analisar o currículo do curso de Pedagogia para perceber como está sendo discutida a relação professor-aluno na academia. A discussão teórica foi realizada junto com a análise dos dados e seguiu três vertentes: a relação professor-aluno e sua importância no processo de ensino-aprendizagem; a formação de professores e currículo do curso de Pedagogia. A pesquisa mostrou a importância da formação para a atuação do docente em sala, e principalmente na interação que o professor estabelece com seu aluno. Assim, o estudo mostrou a necessidade da discussão da temática nos cursos de formação. Esta reflexão surgiria principalmente nas experiências práticas proporcionadas durante a formação, ou seja, na pesquisa da realidade escolar, ressaltando a importância então do professor-pesquisador. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Pesquisa educacional | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia | en |
dc.title | A influência da formação docente na relação professor-aluno | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-03-01T11:21:14Z | - |
dc.date.available | 2013-03-01T11:21:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-01T11:21:14Z | - |
dc.date.submitted | 2013-02-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4552 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|