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Título: O estudo dos jogos teatrais vivenciados por deficientes intelectuais tendo em vista o desenvolvimento social
Autor(es): Sampaio, Eliane Aparecida Leite Martins
Orientador(es): Guimarães, Ana Maria Agra
Assunto: Educação inclusiva
Teatro na educação
Deficientes mentais - educação
Data de apresentação: 15-Dez-2011
Data de publicação: 27-Fev-2013
Referência: SAMPAIO, Eliane Aparecida Leite Martins. O estudo dos jogos teatrais vivenciados por deficientes intelectuais tendo em vista o desenvolvimento social. 2011. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2011.
Resumo: A Arte é um fator preponderante na superação das desigualdades sociais, possibilitando o desenvolvimento das potencialidades criadoras e da humanização. Com vistas à integração e a socialização de seus alunos, a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapetininga, vem desenvolvendo há seis meses uma Oficina de Jogos Teatrais e é neste contexto que se observa, analisa e comprova a aplicação dos jogos teatrais, como um benefício ao desenvolvimento cognitivo, motor e também social. Através da história da inclusão é visto que ocorreram várias mudanças com relação à forma de se ver e aceitar o deficiente intelectual, sendo que a escola vem passando por sensíveis transformações, onde a inclusão é tratada hoje como um dos fatores essenciais para o exercício da cidadania e a família de primordial importância para a inclusão social. Os jogos e as brincadeiras são ferramentas que devem ser desenvolvidos na escola como um recurso pedagógico, pois além de contribuir para a criação de regras de comportamento, atua no desenvolvimento proximal, onde o aluno consegue realizações numa situação de jogo, o qual ainda não é capaz de realizar numa situação de aprendizagem formal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Licenciatura em Teatro, 2011. Curso de Graduação em Artes Cênicas a Distância.
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