Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4546
Título: | O estudo dos jogos teatrais vivenciados por deficientes intelectuais tendo em vista o desenvolvimento social |
Autor(es): | Sampaio, Eliane Aparecida Leite Martins |
Orientador(es): | Guimarães, Ana Maria Agra |
Assunto: | Educação inclusiva Teatro na educação Deficientes mentais - educação |
Data de apresentação: | 15-Dez-2011 |
Data de publicação: | 27-Fev-2013 |
Referência: | SAMPAIO, Eliane Aparecida Leite Martins. O estudo dos jogos teatrais vivenciados por deficientes intelectuais tendo em vista o desenvolvimento social. 2011. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2011. |
Resumo: | A Arte é um fator preponderante na superação das desigualdades sociais, possibilitando o desenvolvimento das potencialidades criadoras e da humanização. Com vistas à integração e a socialização de seus alunos, a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapetininga, vem desenvolvendo há seis meses uma Oficina de Jogos Teatrais e é neste contexto que se observa, analisa e comprova a aplicação dos jogos teatrais, como um benefício ao desenvolvimento cognitivo, motor e também social. Através da história da inclusão é visto que ocorreram várias mudanças com relação à forma de se ver e aceitar o deficiente intelectual, sendo que a escola vem passando por sensíveis transformações, onde a inclusão é tratada hoje como um dos fatores essenciais para o exercício da cidadania e a família de primordial importância para a inclusão social. Os jogos e as brincadeiras são ferramentas que devem ser desenvolvidos na escola como um recurso pedagógico, pois além de contribuir para a criação de regras de comportamento, atua no desenvolvimento proximal, onde o aluno consegue realizações numa situação de jogo, o qual ainda não é capaz de realizar numa situação de aprendizagem formal. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Licenciatura em Teatro, 2011. Curso de Graduação em Artes Cênicas a Distância. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons