Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4546
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElianeAparecidaLeiteMartinsSampaio.pdf307,75 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGuimarães, Ana Maria Agra-
dc.contributor.authorSampaio, Eliane Aparecida Leite Martins-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Eliane Aparecida Leite Martins. O estudo dos jogos teatrais vivenciados por deficientes intelectuais tendo em vista o desenvolvimento social. 2011. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Licenciatura em Teatro, 2011. Curso de Graduação em Artes Cênicas a Distância.en
dc.description.abstractA Arte é um fator preponderante na superação das desigualdades sociais, possibilitando o desenvolvimento das potencialidades criadoras e da humanização. Com vistas à integração e a socialização de seus alunos, a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapetininga, vem desenvolvendo há seis meses uma Oficina de Jogos Teatrais e é neste contexto que se observa, analisa e comprova a aplicação dos jogos teatrais, como um benefício ao desenvolvimento cognitivo, motor e também social. Através da história da inclusão é visto que ocorreram várias mudanças com relação à forma de se ver e aceitar o deficiente intelectual, sendo que a escola vem passando por sensíveis transformações, onde a inclusão é tratada hoje como um dos fatores essenciais para o exercício da cidadania e a família de primordial importância para a inclusão social. Os jogos e as brincadeiras são ferramentas que devem ser desenvolvidos na escola como um recurso pedagógico, pois além de contribuir para a criação de regras de comportamento, atua no desenvolvimento proximal, onde o aluno consegue realizações numa situação de jogo, o qual ainda não é capaz de realizar numa situação de aprendizagem formal.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordTeatro na educaçãoen
dc.subject.keywordDeficientes mentais - educaçãoen
dc.titleO estudo dos jogos teatrais vivenciados por deficientes intelectuais tendo em vista o desenvolvimento socialen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-02-27T11:53:48Z-
dc.date.available2013-02-27T11:53:48Z-
dc.date.issued2013-02-27T11:53:48Z-
dc.date.submitted2011-12-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4546-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons