Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4519
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlessandradeAquinoLopesRufino.PDF1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Buscando soluções para as carências de materiais na oferta do curso de artes no ensino fundamental na Escola Estadual Instituto Odilon Pratagi
Autor(es): Rufino, Alessandra de Aquino Lopes
Orientador(es): Oliveira, Daniela de
Coorientador(es): Vieira, Fernanda Bittencourt
Assunto: Arte - estudo e ensino
Material didático
Data de apresentação: Nov-2011
Data de publicação: 20-Fev-2013
Referência: RUFINO, Alessandra de Aquino Lopes. Buscando soluções para as carências de materiais na oferta do curso de artes no ensino fundamental na Escola Estadual Instituto Odilon Pratagi. 2011. 52 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasiléia-AC, 2011.
Resumo: O ensino das artes visuais nas instituições escolares muito evoluiu desde a introdução da Lei n.º 5.692 em 1971, especificamente do seu Art. 7.º que determinou a obrigatoriedade da inclusão da Educação Artística entre outras disciplinas, nos currículos plenos dos estabelecimentos de 1º e 2º graus. A partir de então, as instituições escolares criaram cursos de licenciaturas curtas e plenas polivalentes com o objetivo de suprir a carência existente quanto à formação de profissionais na área de artes. Em 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais estabeleceram que o ensino das artes é tão importante quanto o ensino de qualquer outra área de conhecimento, todavia não determinaram exatamente quais materiais devem ser utilizados ao ministrar as aulas de artes visuais. Atualmente, verificamos uma grande carência de materiais na oferta do curso de arte no ensino fundamental. Assim, este trabalho propõe buscar soluções para suprir essas carências de materiais, com base na pesquisa realizada nos cursos de artes visuais oferecidos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Instituto Odilon Pratagi, situada em Brasiléia, no estado do Acre. Este trabalho é importante para contribuir com os professores de artes, especialmente de Brasiléia, apontando meios alternativos de confecções de materiais que supram as carências nos cursos de artes oferecidos no ensino fundamental.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons