Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4513
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JulianaMoraisSpinola.pdf670,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas pedagógicas e as diferenças : educação da cultura visual e Teoria Queer
Autor(es): Spinola, Juliana Morais
Orientador(es): Bezerra Junior, Belidson Dias
Assunto: Arte - estudo e ensino
Prática de ensino
Educação
Igualdade na educação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 20-Fev-2013
Referência: SPINOLA, Juliana Morais. Práticas pedagógicas e as diferenças: educação da cultura visual e Teoria Queer. 2012. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão de alguns estudos referentes à arte/educação e investiga, de modo superficial, uma nova pedagogia visual que, ao criar novas metodologias e abordagens sobre as visualidades em que vivemos, busca a superação de uma arte/educação tradicionalista para alcançar uma educação crítica e social. Por meio dessa revisão, a autora tece alguns apontamentos sobre como as imagens cotidianas são permeadas por estruturas de poder e que, por isso, não podem ser negligenciadas na formação dos estudantes. Comenta também sobre o pensamento ultrapassado de que apenas o que se apresenta na Escola, e ainda de forma tradicionalista, é que pode ser considerado conteúdo legítimo a ser trabalhado em sala de aula. Apresenta uma análise crítica de alguns programas e ações governamentais criados pelo Ministério da Educação – MEC para a promoção de uma educação em gênero e sexualidade não discriminatória no espaço escolar. A análise crítica desse material do MEC pretende apontar lacunas e destacar aspectos positivos para a arte/educação, apontando possíveis metodologias, abertas e não normativas para a promoção de uma educação em cultura visual como um meio de tornar o ensino das artes mais igualitário e atrativo para alunos, por propiciar contato com os seus interesses e vivências cotidianos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons