Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarioCesardaSilva.pdf869,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dança do catira em uma apropriação pedagógica em arte/educação
Autor(es): Silva, Mário César da
Orientador(es): Nóbrega, Christus Menezes da
Assunto: Cultura popular
Danças folclóricas
Dança na educação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Fev-2013
Referência: SILVA, Mário César da. A dança do catira em uma apropriação pedagógica em arte/educação. 2011. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos, 2011.
Resumo: Esta pesquisa tem o propósito de resgatar e valorizar uma tradição cultural, mais especificamente a dança do catira, a qual se insere neste contexto como cultura popular da cidade de Barretos. Estabelecer uma relação com as práticas pedagógicas em arte/educação nas escolas de ensino fundamental, criando um diálogo entre os registros fotográficos de grupos de catira com a tecnologia, buscando o envolvimento das crianças e jovens por meio da intervenção gráfica nos temas que tratam da identidade regional, que permeiam este processo educativo. A pesquisa de campo constitui-se essencialmente de entrevistas que foram realizadas e gravadas com elementos envolvidos com o tema aqui abordado, além disso, a pesquisa bibliográfica foi realizada utilizando-se referencial teórico com abordagem de textos de sociólogos e antropólogos que tratam do estudo da cultura popular. Alguns teóricos como Ana Mae Barbosa, Salgado e Amaral, e também os Parâmetros Curriculares Nacionais foram de bastante importância junto à pesquisa, pois abrangem os temas abordados no trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4451
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons