Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4433
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_KellyCristtineDiasdeOliveira.pdf2,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Acolhimento com classificação de risco na política de humanização da atenção de saúde no DF : diagnóstico situacional da articulação na rede de atenção à saúde
Autor(es): Oliveira, Kelly Cristtine Dias de
Orientador(es): Iturri de La Mata, José Antonio
Assunto: Humanização dos serviços de saúde
Hospitais - serviço de emergência
Brasília (DF) - saúde pública
Data de apresentação: Set-2012
Data de publicação: 1-Fev-2013
Referência: OLIVEIRA, Kelly Cristtine Dias de. Acolhimento com classificação de risco na política de humanização da atenção de saúde no DF: diagnóstico situacional da articulação na rede de atenção à saúde. 2012. 60 f. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2012.
Resumo: O Acolhimento com Classificação de Risco (ACR) nos Serviços de Urgência e Emergência é um dispositivo de gestão da Política Nacional de Humanização (PNH), no qual os usuários são classificados em quatro níveis de risco, do mais grave ao menos grave: vermelho, amarelo, verde e azul. Surgiu diante das dificuldades de lidar com a demanda nos serviços de atendimento de urgência, no qual há grandes filas onde as pessoas disputam o atendimento somente pela hora da chegada. O presente estudo tem por objetivo contribuir para um diagnóstico da situação atual da articulação dos serviços de saúde entre os diversos níveis de complexidade na Rede de Atenção dos serviços de Atenção Básica e de urgência na Regional de Saúde de Ceilândia/DF, através de um levantamento exploratório sobre a proporção dos usuários provenientes de Ceilândia e classificados no nível azul de risco, após atendimento realizado pelo ACR no Pronto Socorro (PS) de Pediatria do Hospital Regional de Ceilândia/DF (HCR) no mês de Março/2012, que procuraram o Centro de Saúde (CS) indicado ou de referência, nos sete dias posteriores ao atendimento no CS da pediatria do HRC. Ao longo do estudo foi possível concluir que a articulação dos serviços de saúde na rede de atenção precisa ser fortalecida a medida que a população classificada no nível de risco azul não recebem uma contra-referência com garantia de atendimento, ficando assim sem assistência à saúde.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2012.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons