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Título: Os pigmentos naturais existentes na região do Acre e o seu ensino nas aulas de arte nas escolas do município de Tarauacá
Autor(es): Mourão, Rosiana Pereira
Orientador(es): Oliveira, Renata Azambuja de
Assunto: Pigmentos naturais
Corantes
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 30-Jan-2013
Referência: MOURÃO, Rosiana Pereira. Os pigmentos naturais existentes na região do Acre e o seu ensino nas aulas de arte nas escolas do município de Tarauacá. 2011. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá, 2011.
Resumo: Este estudo se insere na linha de pesquisa “Educação e Artes”, do TCC, (Trabalho de Conclusão do Curso) AC/UV/UAB-UNB. A referente pesquisa buscou contribuir no reconhecimento dos Pigmentos Naturais da Região de Tarauacá. Dessa forma, utilizou-se a abordagem qualitativa, dissertativa, e interpretativa crítica. A coleta de dados se organizou por meio de pesquisas, ou seja, questionários das análises das entrevistas com artistas autodidatas que trabalham com pigmentos naturais da região. Esta análise foi desenvolvida através de um “Projeto de Trabalho”, envolvendo educandos do 7º anos do Ensino Fundamental da Escola Professor “José Augusto de Araújo”, na cidade de Tarauacá, e teve como objetivo promover o conhecimento dos pigmentos naturais existentes na região que poderão ser utilizados como recursos nas aulas de artes dentro das instituições escolares. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study falls within the research line "education and the arts," of CBT (course completion work) AC/UV/UAB-UNB. The search for help on the recognition of the sought natural pigments of Tarauacá region. This way, we used the qualitative approach, discourse, and interpretive criticism. Data collection is organized by means of surveys, i.e. questionnaires of the analysis of interviews with self-taught artists who work with natural pigments of the region. This analysis was developed through a "work" Project, involving students from 7 years of elementary school teacher "José Augusto de Araújo", in the city of Tarauacá, and aimed to promote the knowledge of natural pigments existed in the region that could be used as resources in arts lessons inside school institutions.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.
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