Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4425
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RosianaPereiraMourao.pdf12,28 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Renata Azambuja de-
dc.contributor.authorMourão, Rosiana Pereira-
dc.identifier.citationMOURÃO, Rosiana Pereira. Os pigmentos naturais existentes na região do Acre e o seu ensino nas aulas de arte nas escolas do município de Tarauacá. 2011. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.en
dc.description.abstractEste estudo se insere na linha de pesquisa “Educação e Artes”, do TCC, (Trabalho de Conclusão do Curso) AC/UV/UAB-UNB. A referente pesquisa buscou contribuir no reconhecimento dos Pigmentos Naturais da Região de Tarauacá. Dessa forma, utilizou-se a abordagem qualitativa, dissertativa, e interpretativa crítica. A coleta de dados se organizou por meio de pesquisas, ou seja, questionários das análises das entrevistas com artistas autodidatas que trabalham com pigmentos naturais da região. Esta análise foi desenvolvida através de um “Projeto de Trabalho”, envolvendo educandos do 7º anos do Ensino Fundamental da Escola Professor “José Augusto de Araújo”, na cidade de Tarauacá, e teve como objetivo promover o conhecimento dos pigmentos naturais existentes na região que poderão ser utilizados como recursos nas aulas de artes dentro das instituições escolares. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study falls within the research line "education and the arts," of CBT (course completion work) AC/UV/UAB-UNB. The search for help on the recognition of the sought natural pigments of Tarauacá region. This way, we used the qualitative approach, discourse, and interpretive criticism. Data collection is organized by means of surveys, i.e. questionnaires of the analysis of interviews with self-taught artists who work with natural pigments of the region. This analysis was developed through a "work" Project, involving students from 7 years of elementary school teacher "José Augusto de Araújo", in the city of Tarauacá, and aimed to promote the knowledge of natural pigments existed in the region that could be used as resources in arts lessons inside school institutions.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPigmentos naturaisen
dc.subject.keywordCorantesen
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinoen
dc.titleOs pigmentos naturais existentes na região do Acre e o seu ensino nas aulas de arte nas escolas do município de Tarauacáen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-01-30T12:30:28Z-
dc.date.available2013-01-30T12:30:28Z-
dc.date.issued2013-01-30T12:30:28Z-
dc.date.submitted2011-11-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4425-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons