Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4414
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LaurindaRibeiroPereira.pdf280,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conhecimento dos professores e alunos da rede pública de ensino do DF sobre o conceito de evolução
Autor(es): Pereira, Laurinda Ribeiro
Alcantara, Marcelo Silveira de
Assunto: Evolução (Biologia)
Vida - origem
Biologia - estudo e ensino
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 25-Jan-2013
Referência: PEREIRA, Laurinda Ribeiro; ALCANTARA, Marcelo Silveira de. O conhecimento dos professores e alunos da rede pública de ensino do DF sobre o conceito de evolução. [2012]. [12] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)— Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Evolução pode ser entendida como um processo histórico, que acumulou evidências de sua existência. Ao termo Evolução pode-se atribuir vários significados, tais como mudança, em um sentido biológico, ou progresso, no senso comum. A evolução é considerada atualmente como a teoria que tem a capacidade de unificar o pensamento biológico. O presente trabalho tem o objetivo verificar como os professores têm repassado os conceitos relativos a esse tema aos alunos e qual tem sido o aprendizado desses alunos. Verificou-se que grande parte dos professores vêem a Evolução como a descrita por Darwin em que os indivíduos de uma população que apresentavam alguma mudança lhes davam vantagem sobre os demais. Já a visão dos alunos é realmente precária sobre o tema onde eles ainda misturam aspectos da teoria da evolução com o Criacionismo. Percebeu-se ainda que quando o professor não domina de forma clara o conceito de evolução, o domínio do tema pelos alunos fica prejudicado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons