Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarinaAlvesFranca.pdf527,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de uma WebQuest no ensino das rotas metabólicas
Autor(es): França, Marina Alves
Orientador(es): Gómez Mendoza, Diana Paola
Assunto: Biologia - estudo e ensino
Internet na educação
Pesquisa escolar
Metabolismo energético
Data de apresentação: Ago-2012
Data de publicação: 24-Jan-2013
Referência: FRANÇA, Marina Alves. Utilização de uma WebQuest no ensino das rotas metabólicas. 2012. vii, 21 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: A Webquest é uma ferramenta pedagógica que tem por finalidade a apresentação de tarefas interessantes e exequíveis utilizando a web. Baseado em um trabalho de Dodges, a pesquisa feita em uma WQ vem a propiciar maior empenho e interesse por parte do aluno a pesquisar e ganhar ferramentas para construir o conhecimento a respeito do conteúdo trabalhado. Este trabalho foi desenvolvido na Centro de Ensino Fundamental 412 de Samambaia, DF com alunos do 9º ano durante uma prática que envolveu a disciplina de Educação Física e Biologia no estudo das rotas metabólicas utilizadas durante o exercicio físico, a fim de que os alunos mediante a aprendizagem sobre o metabolismo reconhecessem a importância dos exercícios físicos para o bom funcionamento do organismo humano. O conteúdo foi ministrado em oito turmas (total de 228 alunos) das quais duas (57 alunos) não tiveram acesso a WebQuest. Após a prática o trabalho foi avaliado, estabelecendo o desempenho percentual de todos os alunos. Os resultados mostraram que os alunos que fizeram estudo dirigido com a WQ obtiveram um melhor resultado nos testes avaliativos, demonstrado maior domínio do assunto e fixação do conhecimento, em contraste com os alunos que não tiveram contato com a WQ. Este trabalho permitiu dimensionar os usos educacionais da WebQuest no estudo cooperativo do metabolismo humano, assim como no estimulo de processos investigativos que facilitaram a construção do conhecimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons