Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gómez Mendoza, Diana Paola | - |
dc.contributor.author | França, Marina Alves | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Marina Alves. Utilização de uma WebQuest no ensino das rotas metabólicas. 2012. vii, 21 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012. | en |
dc.description.abstract | A Webquest é uma ferramenta pedagógica que tem por finalidade a apresentação de tarefas interessantes e exequíveis utilizando a web. Baseado em um trabalho de Dodges, a pesquisa feita em uma WQ vem a propiciar maior empenho e interesse por parte do aluno a pesquisar e ganhar ferramentas para construir o conhecimento a respeito do conteúdo trabalhado. Este trabalho foi desenvolvido na Centro de Ensino Fundamental 412 de Samambaia, DF com alunos do 9º ano durante uma prática que envolveu a disciplina de Educação Física e Biologia no estudo das rotas metabólicas utilizadas durante o exercicio físico, a fim de que os alunos mediante a aprendizagem sobre o metabolismo reconhecessem a importância dos exercícios físicos para o bom funcionamento do organismo humano. O conteúdo foi ministrado em oito turmas (total de 228 alunos) das quais duas (57 alunos) não tiveram acesso a WebQuest. Após a prática o trabalho foi avaliado, estabelecendo o desempenho percentual de todos os alunos. Os resultados mostraram que os alunos que fizeram estudo dirigido com a WQ obtiveram um melhor resultado nos testes avaliativos, demonstrado maior domínio do assunto e fixação do conhecimento, em contraste com os alunos que não tiveram contato com a WQ. Este trabalho permitiu dimensionar os usos educacionais da WebQuest no estudo cooperativo do metabolismo humano, assim como no estimulo de processos investigativos que facilitaram a construção do conhecimento. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Internet na educação | en |
dc.subject.keyword | Pesquisa escolar | en |
dc.subject.keyword | Metabolismo energético | en |
dc.title | Utilização de uma WebQuest no ensino das rotas metabólicas | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-01-24T13:39:54Z | - |
dc.date.available | 2013-01-24T13:39:54Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-24T13:39:54Z | - |
dc.date.submitted | 2012-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4406 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|