Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarinaAlvesFranca.pdf527,05 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGómez Mendoza, Diana Paola-
dc.contributor.authorFrança, Marina Alves-
dc.identifier.citationFRANÇA, Marina Alves. Utilização de uma WebQuest no ensino das rotas metabólicas. 2012. vii, 21 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.en
dc.description.abstractA Webquest é uma ferramenta pedagógica que tem por finalidade a apresentação de tarefas interessantes e exequíveis utilizando a web. Baseado em um trabalho de Dodges, a pesquisa feita em uma WQ vem a propiciar maior empenho e interesse por parte do aluno a pesquisar e ganhar ferramentas para construir o conhecimento a respeito do conteúdo trabalhado. Este trabalho foi desenvolvido na Centro de Ensino Fundamental 412 de Samambaia, DF com alunos do 9º ano durante uma prática que envolveu a disciplina de Educação Física e Biologia no estudo das rotas metabólicas utilizadas durante o exercicio físico, a fim de que os alunos mediante a aprendizagem sobre o metabolismo reconhecessem a importância dos exercícios físicos para o bom funcionamento do organismo humano. O conteúdo foi ministrado em oito turmas (total de 228 alunos) das quais duas (57 alunos) não tiveram acesso a WebQuest. Após a prática o trabalho foi avaliado, estabelecendo o desempenho percentual de todos os alunos. Os resultados mostraram que os alunos que fizeram estudo dirigido com a WQ obtiveram um melhor resultado nos testes avaliativos, demonstrado maior domínio do assunto e fixação do conhecimento, em contraste com os alunos que não tiveram contato com a WQ. Este trabalho permitiu dimensionar os usos educacionais da WebQuest no estudo cooperativo do metabolismo humano, assim como no estimulo de processos investigativos que facilitaram a construção do conhecimento.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordInternet na educaçãoen
dc.subject.keywordPesquisa escolaren
dc.subject.keywordMetabolismo energéticoen
dc.titleUtilização de uma WebQuest no ensino das rotas metabólicasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-01-24T13:39:54Z-
dc.date.available2013-01-24T13:39:54Z-
dc.date.issued2013-01-24T13:39:54Z-
dc.date.submitted2012-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4406-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons