Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4393
Título: | O contexto do ensino inclusivo nas escolas municipais de Cabeceiras de Goiás |
Autor(es): | Rodrigues, Liliane Ferreira de Sousa |
Orientador(es): | Neves, Anne Caroline Dias |
Assunto: | Educação inclusiva Prática de ensino |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 23-Jan-2013 |
Referência: | RODRIGUES, Liliane Ferreira de Sousa. O contexto do ensino inclusivo nas escolas municipais de Cabeceiras de Goiás. 2012. [35] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A inclusão é um dos temas mais discutidos no contexto atual da educação. Busca-se de todas as formas fazer cumprir tratados internacionais, decretos e leis pertinentes a inclusão no Brasil. Este é um processo que passou a ser amplamente discutido na década de 1990 com a Declaração de Salamanca e, no Brasil, mais especificamente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Esta Lei imprimiu novas vertentes à educação nacional e fez com que as escolas se adequassem pedagógica e fisicamente para receber aquelas crianças, até então, consideradas como diferentes. A promulgação ainda do Estatuto da Criança e do Adolescente foi um marco nesta luta, fazendo garantir direitos essenciais para a criança. Diante deste reconhecimento esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino e aprendizagem da educação inclusiva oferecida aos alunos do ensino fundamental nas escolas municipais em Cabeceiras, Goiás. A metodologia de desenvolvimento do estudo é pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa teórica enfatiza-se as bases legais da inclusão e em seguida observa-se os diversos contextos em que esta se inseriu para chegar até a sua recente história. A pesquisa de campo levanta dados acerca desta prerrogativa da educação brasileira, observando o atendimento legal e educacional a esta clientela na cidade de Cabeceiras - GO. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário, observando que os resultados apontam para o progresso neste atendimento, contudo ainda há muito o que ser feito neste âmbito. Ainda, a análise dos pressupostos da escola inclusiva permite compreender que sua função não é somente trazer o aluno para a escola, mas garantir que este encontre formas de aprender juntamente com sua turma. Os estudos revelam também que a escola inclusiva é possível e necessária. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons