Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Neves, Anne Caroline Dias | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Liliane Ferreira de Sousa | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Liliane Ferreira de Sousa. O contexto do ensino inclusivo nas escolas municipais de Cabeceiras de Goiás. 2012. [35] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012. | en |
dc.description.abstract | A inclusão é um dos temas mais discutidos no contexto atual da educação. Busca-se de todas as formas fazer cumprir tratados internacionais, decretos e leis pertinentes a inclusão no Brasil. Este é um processo que passou a ser amplamente discutido na década de 1990 com a Declaração de Salamanca e, no Brasil, mais especificamente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Esta Lei imprimiu novas vertentes à educação nacional e fez com que as escolas se adequassem pedagógica e fisicamente para receber aquelas crianças, até então, consideradas como diferentes. A promulgação ainda do Estatuto da Criança e do Adolescente foi um marco nesta luta, fazendo garantir direitos essenciais para a criança. Diante deste reconhecimento esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino e aprendizagem da educação inclusiva oferecida aos alunos do ensino fundamental nas escolas municipais em Cabeceiras, Goiás. A metodologia de desenvolvimento do estudo é pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa teórica enfatiza-se as bases legais da inclusão e em seguida observa-se os diversos contextos em que esta se inseriu para chegar até a sua recente história. A pesquisa de campo levanta dados acerca desta prerrogativa da educação brasileira, observando o atendimento legal e educacional a esta clientela na cidade de Cabeceiras - GO. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário, observando que os resultados apontam para o progresso neste atendimento, contudo ainda há muito o que ser feito neste âmbito. Ainda, a análise dos pressupostos da escola inclusiva permite compreender que sua função não é somente trazer o aluno para a escola, mas garantir que este encontre formas de aprender juntamente com sua turma. Os estudos revelam também que a escola inclusiva é possível e necessária. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.title | O contexto do ensino inclusivo nas escolas municipais de Cabeceiras de Goiás | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-01-23T11:21:51Z | - |
dc.date.available | 2013-01-23T11:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-23T11:21:51Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4393 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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