Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43711
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_GabriellaOliveiraFontenele_tcc.pdf407,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inter-relações entre pedagogia Waldorf e educação física na educação infantil
Autor(es): Fontenele, Gabriella Oliveira
Orientador(es): Leite, Jaciara de Oliveira
Assunto: Pedagogia Waldorf
Educação infantil
Educação física para crianças
Data de apresentação: 22-Jul-2025
Data de publicação: 10-Fev-2026
Referência: FONTENELE, Gabriella Oliveira. Inter-relações entre pedagogia Waldorf e educação física na educação infantil. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral, analisar como o componente curricular Educação Física é compreendido e de que forma pode se materializar a partir da Pedagogia Waldorf no contexto da Educação Infantil. Os objetivos específicos são apresentar os principais elementos históricos e fundamentos da Pedagogia Waldorf e analisar, a partir de professoras formadoras, como a Pedagogia Waldorf compreende a Educação Física como componente curricular, o brincar e o movimento na Educação Infantil. Esses objetivos surgiram a partir de um questionamento que se deu durante uma experiência de estágio em uma escola pública do Distrito Federal que aderiu a Pedagogia Waldorf como norteadora. O questionamento em questão foi: Como a pedagogia Waldorf concebe a Educação Física? Para contemplar os objetivos estabelecidos a pesquisa apontou os principais fundamentos da Pedagogia Waldorf, e como a cultura corporal se relaciona com esses fundamentos, tendo como foco o período da infância. A pesquisa acerca dessa relação revelou que o movimento, a cultura corporal e o brincar não só são contemplados pela Pedagogia Waldorf como transpõem a mesma. Para entender como a Pedagogia Waldorf compreende a Educação Física como componente curricular, o brincar e o movimento na Educação Infantil, foi utilizado o instrumento de pesquisa entrevista e em seguida a análise de dados. A análise revelou ligações interessantes sobre a cultura corporal, a Pedagogia Waldorf, o movimento e o brincar na Educação Infantil, gerando questionamentos sobre uma visão de Educação Física limitada ao conteúdo de jogos e brincadeiras na infância, trazendo a importância do incentivo a autonomia e imaginação das crianças. Essa pesquisa revelou que a Pedagogia Waldorf trata de diversas formas a importância do movimento, considerando uma formação integral do ser, onde o corpo físico também é contemplado, trazendo a importância do brincar, da autonomia e da liberdade corporal exercida pelas crianças. A Educação Física insere-se justamente nesse contexto, sendo a área que aprofunda os conhecimentos sobre o movimento humano e conteúdos da cultura corporal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.