Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43682
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_Estrategias_Gestao_Inteligencia_tcc.pdf769,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de gestão de inteligência e prevenção criminal na Polícia Militar de Santa Catarina : uma proposta de melhoria para a atuação proativa nas áreas críticas
Autor(es): Silva, Alison Vieira da
Borges, Henrique Pedro
Coelho, William Augusto de Freitas
Orientador(es): Nascimento, Thiago Gomes
Assunto: Policiamento orientado pela inteligência
Segurança pública
Tecnologia em segurança pública
Prevenção criminal
Data de apresentação: 28-Mar-2025
Data de publicação: 6-Fev-2026
Referência: SILVA, Alison Vieira da; BORGES, Henrique Pedro; COELHO, William Augusto de Freitas. Estratégias de gestão de inteligência e prevenção criminal na Polícia Militar de Santa Catarina: uma proposta de melhoria para a atuação proativa nas áreas críticas. 2025. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Governança de Segurança Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de aprimoramento das estratégias de gestão de inteligência e prevenção criminal na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Com o aumento da demanda por ações de segurança pública mais eficientes e proativas, a pesquisa busca desenvolver um modelo integrado de gestão de inteligência que combine dados operacionais e tecnologias avançadas, como georreferenciamento e Big Data, para subsidiar a tomada de decisões e otimizar a atuação policial em áreas críticas. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, foram realizados levantamentos empíricos mediante questionários repassados aos policiais, análise documental e observação participativa em operações. A revisão de literatura fundamenta-se no conceito de Policiamento Orientado pela Inteligência (POI), na aplicação de ferramentas tecnológicas e na gestão do conhecimento, destacando lacunas e potencialidades para transformar o policiamento reativo em uma prática proativa e inteligente. Os resultados esperados incluem a criação de um modelo de inteligência adaptado às necessidades da PMSC, com impacto direto na redução de tempos de resposta, aumento da eficácia das ações preventivas e maior eficiência na alocação de recursos. Além disso, propõe-se um programa de capacitação para o uso das tecnologias e metodologias desenvolvidas, promovendo uma transformação sustentável nas práticas de segurança pública no estado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão e Governança em Segurança Pública



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.