Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43664
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LorraneAlvesMarinho_tcc.pdf495,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação ambiental no contexto do programa escola em tempo integral: potencialidades e desafios para o fortalecimento das práticas educativas ambientais
Autor(es): Marinho, Lorrane Alves
Orientador(es): Arrais, Antonia Adriana Mota
Assunto: Educação integral
Educação ambiental
Escola de tempo integral
Data de apresentação: 14-Fev-2025
Data de publicação: 5-Fev-2026
Referência: MARINHO, Lorrane Alves. Educação ambiental no contexto do programa escola em tempo integral: potencialidades e desafios para o fortalecimento das práticas educativas ambientais. 2025. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade de Brasília, Planaltina, 2025.
Resumo: Este trabalho investiga as potencialidades do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) para o fortalecimento da Educação Ambiental (EA) em escolas públicas de Planaltina, Distrito Federal. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em três escolas que adotam o regime de tempo integral, utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os dados coletados. O estudo parte do reconhecimento da EA como uma prática educativa que visa a formação de sujeitos conscientes, capazes de atuar de forma transformadora na sociedade. Os resultados indicam que o Programa ETI, ao ampliar a jornada escolar, favorece o desenvolvimento das práticas educativas no campo ambiental. As escolas investigadas desenvolvem iniciativas como gestão de resíduos, galinheiro e cultivo de hortas. No entanto, predominam abordagens pragmáticas e conservacionistas, com foco em soluções individuais, em detrimento de uma perspectiva crítica e emancipatória da EA. Além disso, foram identificados desafios significativos, como a falta de formação específica dos profissionais para atuar no contexto das ETI, alta rotatividade de docentes devido a contratação temporária e insuficiência de recursos financeiros e infraestrutura adequada. Apesar desses desafios, o estudo destacou as potencialidades do Programa ETI, especialmente no que diz respeito à ampliação do tempo escolar e a relação com a comunidade. Nesse sentido, conclui-se que o Programa ETI possui um potencial significativo para o fortalecimento da EA nas escolas públicas, desde que sejam superados os desafios estruturais e formativos identificados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.