Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4364
Título: | Avaliação da inclusão de alunos com deficiência auditiva na rede municipal de Luziânia |
Autor(es): | Torres, Carmen Maria de Andrade |
Orientador(es): | Santos, Karina Cunha dos |
Assunto: | Pessoas com deficiência auditiva Educação especial Prática de ensino Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 21-Jan-2013 |
Referência: | TORRES, Carmen Maria de Andrade. Avaliação da inclusão de alunos com deficiência auditiva na rede municipal de Luziânia. 2012. [37] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012. |
Resumo: | A Inclusão Escolar requer que as instituições educacionais proponham mudanças na sua organização física e pedagógica, de modo que sejam reconhecidas e valorizadas as diferenças. Buscando atender este contexto educacional, o Município de Luziânia - GO desenvolve desde 2004 a proposta das classes especiais para deficiente auditivos nas escolas regulares . Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o processo de alfabetização dos alunos surdos nas classes especiais. Verificou-se que proporcionar a convivência de alunos surdos na mesma unidade escolar possibilita o desenvolvimento de sua identidade e linguagem. Os resultados alcançados por essa metodologia estão sendo satisfatórios tanto para os profissionais que lidam diretamente com os alunos, quanto para a família e para os profissionais que recebem estes alunos após esse processo de inclusão. Nesta pesquisa mostram-se os fatores que possibilitam este tipo de inclusão: metodologia adequada, professores capacitados, o uso da Língua Brasileira de Sinais. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons