Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4364
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CarmenMariadeAndradeTorres.pdf573,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da inclusão de alunos com deficiência auditiva na rede municipal de Luziânia
Autor(es): Torres, Carmen Maria de Andrade
Orientador(es): Santos, Karina Cunha dos
Assunto: Pessoas com deficiência auditiva
Educação especial
Prática de ensino
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 21-Jan-2013
Referência: TORRES, Carmen Maria de Andrade. Avaliação da inclusão de alunos com deficiência auditiva na rede municipal de Luziânia. 2012. [37] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: A Inclusão Escolar requer que as instituições educacionais proponham mudanças na sua organização física e pedagógica, de modo que sejam reconhecidas e valorizadas as diferenças. Buscando atender este contexto educacional, o Município de Luziânia - GO desenvolve desde 2004 a proposta das classes especiais para deficiente auditivos nas escolas regulares . Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o processo de alfabetização dos alunos surdos nas classes especiais. Verificou-se que proporcionar a convivência de alunos surdos na mesma unidade escolar possibilita o desenvolvimento de sua identidade e linguagem. Os resultados alcançados por essa metodologia estão sendo satisfatórios tanto para os profissionais que lidam diretamente com os alunos, quanto para a família e para os profissionais que recebem estes alunos após esse processo de inclusão. Nesta pesquisa mostram-se os fatores que possibilitam este tipo de inclusão: metodologia adequada, professores capacitados, o uso da Língua Brasileira de Sinais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons