Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4364
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CarmenMariadeAndradeTorres.pdf573,23 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Karina Cunha dos-
dc.contributor.authorTorres, Carmen Maria de Andrade-
dc.identifier.citationTORRES, Carmen Maria de Andrade. Avaliação da inclusão de alunos com deficiência auditiva na rede municipal de Luziânia. 2012. [37] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.en
dc.description.abstractA Inclusão Escolar requer que as instituições educacionais proponham mudanças na sua organização física e pedagógica, de modo que sejam reconhecidas e valorizadas as diferenças. Buscando atender este contexto educacional, o Município de Luziânia - GO desenvolve desde 2004 a proposta das classes especiais para deficiente auditivos nas escolas regulares . Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o processo de alfabetização dos alunos surdos nas classes especiais. Verificou-se que proporcionar a convivência de alunos surdos na mesma unidade escolar possibilita o desenvolvimento de sua identidade e linguagem. Os resultados alcançados por essa metodologia estão sendo satisfatórios tanto para os profissionais que lidam diretamente com os alunos, quanto para a família e para os profissionais que recebem estes alunos após esse processo de inclusão. Nesta pesquisa mostram-se os fatores que possibilitam este tipo de inclusão: metodologia adequada, professores capacitados, o uso da Língua Brasileira de Sinais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficientes auditivosen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleAvaliação da inclusão de alunos com deficiência auditiva na rede municipal de Luziâniaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-01-21T11:05:32Z-
dc.date.available2013-01-21T11:05:32Z-
dc.date.issued2013-01-21T11:05:32Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4364-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons