Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4357
Título: | Formação dos professores do ensino na educação inclusiva |
Autor(es): | Santos, Eliandra Sousa |
Orientador(es): | Jaramillo, Paula Marcela Duque |
Assunto: | Educação inclusiva Professores - formação Biologia - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 21-Jan-2013 |
Referência: | SANTOS, Eliandra Sousa. Formação dos professores do ensino na educação inclusiva. 2012. 26 f., il. Monografia (Licenciatura em Biologia a Distância)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente estudo analisa a inclusão escolar de alunos portadores de necessidades especiais como deficiência auditiva e deficiência mental leve matriculados na instituição de ensino regular no Colégio Estadual Valparaízo, situado no município de Valparaíso de Goiás, verificando o histórico da educação dos alunos especiais no processo de aprendizagem, focalizando nos principais desafios individuais a serem vencidos por cada um deles e dos professores da rede estadual de ensino regular. O presente estudo enfoca principalmente o ensino de biologia na inclusão, buscando junto ao grupo de gestão com o grupo docente a forma de trabalhar com os alunos especiais. Apresentando especialmente o Colégio Estadual Valparaízo, com suas potencialidades e fragilidades, tendo como resultado deste estudo de caso evidências e aspectos relevantes desse processo assim como as dificuldades encontradas pelos professores, educando e comunidades envolvidas neste estudo. Os educadores são unânimes em afirmar que o benefício de incluir alunos com necessidades na escola regular tem mão dupla, ou seja, ao mesmo tempo em que os ensina a aprender com a coletividade, habitua-os à ideia da diversidade. A função da inclusão de alunos com deficiência institui a inserção de forma mais radical, completa e sistemática deles no âmbito escolar. São modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma que permita e promova a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular. A implementação destas modificações encontra-se no âmbito de responsabilidade e de ações exclusivas dos professores não exigindo autorização, nem dependendo de ação de qualquer outra instância superior, nas áreas política, administrativa e técnica. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons