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dc.contributor.advisorJaramillo, Paula Marcela Duque-
dc.contributor.authorSantos, Eliandra Sousa-
dc.identifier.citationSANTOS, Eliandra Sousa. Formação dos professores do ensino na educação inclusiva. 2012. 26 f., il. Monografia (Licenciatura em Biologia a Distância)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.en
dc.description.abstractO presente estudo analisa a inclusão escolar de alunos portadores de necessidades especiais como deficiência auditiva e deficiência mental leve matriculados na instituição de ensino regular no Colégio Estadual Valparaízo, situado no município de Valparaíso de Goiás, verificando o histórico da educação dos alunos especiais no processo de aprendizagem, focalizando nos principais desafios individuais a serem vencidos por cada um deles e dos professores da rede estadual de ensino regular. O presente estudo enfoca principalmente o ensino de biologia na inclusão, buscando junto ao grupo de gestão com o grupo docente a forma de trabalhar com os alunos especiais. Apresentando especialmente o Colégio Estadual Valparaízo, com suas potencialidades e fragilidades, tendo como resultado deste estudo de caso evidências e aspectos relevantes desse processo assim como as dificuldades encontradas pelos professores, educando e comunidades envolvidas neste estudo. Os educadores são unânimes em afirmar que o benefício de incluir alunos com necessidades na escola regular tem mão dupla, ou seja, ao mesmo tempo em que os ensina a aprender com a coletividade, habitua-os à ideia da diversidade. A função da inclusão de alunos com deficiência institui a inserção de forma mais radical, completa e sistemática deles no âmbito escolar. São modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma que permita e promova a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular. A implementação destas modificações encontra-se no âmbito de responsabilidade e de ações exclusivas dos professores não exigindo autorização, nem dependendo de ação de qualquer outra instância superior, nas áreas política, administrativa e técnica.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinoen
dc.titleFormação dos professores do ensino na educação inclusivaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-01-21T11:00:58Z-
dc.date.available2013-01-21T11:00:58Z-
dc.date.issued2013-01-21T11:00:58Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4357-
dc.language.isoPortuguêsen
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