Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Jaramillo, Paula Marcela Duque | - |
dc.contributor.author | Santos, Eliandra Sousa | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Eliandra Sousa. Formação dos professores do ensino na educação inclusiva. 2012. 26 f., il. Monografia (Licenciatura em Biologia a Distância)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa a inclusão escolar de alunos portadores de necessidades especiais como deficiência auditiva e deficiência mental leve matriculados na instituição de ensino regular no Colégio Estadual Valparaízo, situado no município de Valparaíso de Goiás, verificando o histórico da educação dos alunos especiais no processo de aprendizagem, focalizando nos principais desafios individuais a serem vencidos por cada um deles e dos professores da rede estadual de ensino regular. O presente estudo enfoca principalmente o ensino de biologia na inclusão, buscando junto ao grupo de gestão com o grupo docente a forma de trabalhar com os alunos especiais. Apresentando especialmente o Colégio Estadual Valparaízo, com suas potencialidades e fragilidades, tendo como resultado deste estudo de caso evidências e aspectos relevantes desse processo assim como as dificuldades encontradas pelos professores, educando e comunidades envolvidas neste estudo. Os educadores são unânimes em afirmar que o benefício de incluir alunos com necessidades na escola regular tem mão dupla, ou seja, ao mesmo tempo em que os ensina a aprender com a coletividade, habitua-os à ideia da diversidade. A função da inclusão de alunos com deficiência institui a inserção de forma mais radical, completa e sistemática deles no âmbito escolar. São modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma que permita e promova a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular. A implementação destas modificações encontra-se no âmbito de responsabilidade e de ações exclusivas dos professores não exigindo autorização, nem dependendo de ação de qualquer outra instância superior, nas áreas política, administrativa e técnica. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | en |
dc.title | Formação dos professores do ensino na educação inclusiva | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-01-21T11:00:58Z | - |
dc.date.available | 2013-01-21T11:00:58Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-21T11:00:58Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4357 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|