Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_FlavioMaranhaoLima_tcc.pdf753,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino remoto emergencial : um olhar para o planejamento das aulas de laboratório de química fundamental na Universidade de Brasília
Autor(es): Lima, Flávio Maranhão
Orientador(es): Cortez, Jheniffer Micheline
Assunto: Laboratórios experimentais
Química - estudo e ensino
Ensino remoto
Pandemia
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Data de apresentação: 12-Fev-2025
Data de publicação: 22-Jan-2026
Referência: LIMA, Flávio Maranhão. O ensino remoto emergencial : um olhar para o planejamento das aulas de laboratório de química fundamental na Universidade de Brasília. 2024. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no planejamento das aulas de Laboratório de Química Fundamental (LQF) para os cursos de Química da Universidade de Brasília entre 2020 e 2022. Para alcançar esse objetivo, foram definidos três objetivos específicos: reconhecer o contexto em que a disciplina foi ofertada; examinar o planejamento das aulas; e, por fim entender os impactos do ERE nas aulas de LQF por meio das perspectivas dos docentes que lecionaram a disciplina nesse período. Dessa forma, a pesquisa de natureza qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com três docentes que lecionaram a disciplina no ERE, uma vez que os dados derivados das respostas obtidas correspondem a um trecho da realidade investigada. Na sequência, as entrevistas foram configuradas como episódios de análise e examinadas conforme a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Sendo assim, foi possível observar que cada docente adotou uma estratégia diferente para a realização das aulas experimentais, como a disponibilização de kits experimentais e a gravação dos experimentos em vídeo. As aulas foram síncronas, no entanto, cada docente realizou a avaliação da aprendizagem de maneira singular, seja por meio da entrega de relatórios ou do V de Gowin, bem como na aplicação de provas e apresentação de trabalhos. Apesar das limitações impostas pelo ERE, cada docente buscou desenvolver suas aulas de modo a minimizar os efeitos impostos pelo distanciamento e destacam que há impactos negativos tanto para a formação dos discentes quanto limitações pessoais quanto ao uso das tecnologias digitais da comunicação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.