Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ClaudioLopesColares.pdf573,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atributos dos indicadores de desempenho na gestão pública : estudo do Plano Plurianual 2008/2011 do Distrito Federal
Autor(es): Colares, Cláudio Lopes
Orientador(es): Miranda, Onofre Rodrigues de
Assunto: Administração pública
Gestão pública - indicadores de desempenho
Eficiência (Serviço público)
Planejamento governamental
Data de apresentação: 14-Jul-2012
Data de publicação: 15-Jan-2013
Referência: COLARES, Cláudio Lopes. Atributos dos indicadores de desempenho na gestão pública: estudo do Plano Plurianual 2008/2011 do Distrito Federal. 2012. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A partir da classificação e análise dos indicadores de desempenho presentes no PPA-2008/2011 do Distrito Federal, buscou-se identificar atributos presentes nesses indicadores relacionados às dimensões economicidade, eficiência, eficácia e efetividade. Apesar de suas limitações, os indicadores de desempenho são considerados como técnica administrativa capaz com que a avaliação da gestão pública supere a mera verificação de aspectos formais (compliance) e passe a enfatizar os resultados. Partiu-se do pressuposto de que as dimensões mencionadas estavam contempladas nos indicadores concebidos, o que não se confirmou. Também, previu-se um número significativo de indicadores, sobretudo em áreas de maior apelo público, a exemplo de Educação, Infraestrutura e Saúde, o que, idem, não se materializou. Outrossim, viu-se concentração de indicadores de eficácia, alguns que contemplam efetividade e nenhuma referência às dimensões eficiência e economicidade. Apesar disso, a análise dos objetivos explicitados pelos programas revelaram a necessidade da abordagem desses indicadores (eficiência e economicidade). Isso chamou atenção para a consistência dessa relação entre os indicadores escolhidos e esses mesmos objetivos, hipótese inicial que também restou frustrada, pois não foram observados nos indicadores alguns elementos constitutivos essenciais a sua concepção e análise. Nesse sentido, também foi observada a relevância da atuação do órgão central de planejamento e do Poder Legislativo para efeito de aprimoramento dos indicadores, respectivamente, na consolidação e preparação da proposta legislativa e/ou na etapa legislativa. De resto, alguns apontamentos para novas pesquisas, a exemplo da multidimensionalidade de indicadores diante do mesmo atributo inerente aos programas de governo, que devem contar com indicadores capazes de oferecer visão ampliada do desempenho pretendido pelos gestores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons