Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43340
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JuliaGarciaRibeiro_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da evasão acadêmica nos cursos de bacharelado do Instituto de Ciências Exatas da Universidade de Brasília: uma aplicação de modelos de regressão logística
Autor(es): Ribeiro, Júlia Garcia
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Regressão logística (Estatística)
Evasão universitária
Estudantes
Ensino superior
Ensino superior - evasão
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade de Brasília (UnB) - Ciência da Computação
Universidade de Brasília (UnB) - Ciência da Computação - estudantes
Universidade de Brasília (UnB) - Ciência da Computação - evasão
Universidade de Brasília (UnB) - Estatística
Universidade de Brasília (UnB) - Estatística - estudantes
Universidade de Brasília (UnB) - Estatística - evasão
Universidade de Brasília (UnB) - Matemática
Universidade de Brasília (UnB) - Matemática - estudantes
Universidade de Brasília (UnB) - Matemática - evasão
Data de apresentação: 24-Jul-2025
Data de publicação: 13-Jan-2026
Referência: RIBEIRO, Júlia Garcia. Estudo da evasão acadêmica nos cursos de bacharelado do Instituto de Ciências Exatas da Universidade de Brasília: uma aplicação de modelos de regressão logística. 2025. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar os fatores associados a evasao nos cursos de Estatística, Matematica e Ciencia da Computaçao da Universidade de Brasília, considerando estudantes ingressantes entre 2011 e 2022 . Alem da modelagem estatística, o estudo tracou o perfil sociodemografico e academico dos estudantes de cada curso, com destaque para diferencas relacionadas ao genero, tipo de escola de ensino medio, uso de cotas, idade de ingresso, histórico de reprovacoes e trajetória no curso. O curso de Matematica apresentou a maior taxa de evasao, concentrada especialmente entre estudantes com desempenho academico mais baixo e maior historico de reprovacoes. Em Estatística, o tempo de permanencia e o contexto da pandemia mostraram-se fatores relevantes. Já o curso de Ciencia da Computacao se destacou por possuir a maior disparidade de genero, com predominância expressiva de estudantes do genero masculino. O modelo logístico ajustado para esse curso apontou como principais variáveis associadas a evasao o numero de semestres cursados, a ocorrência de mencoes SR e o Indice de Rendimento Academico (IRA), indicando que estudantes com menor envolvimento academico estão mais propensos à evasao. Os resultados evidenciam padroes distintos de evasao entre os cursos, o que reforça a importância de políticas de permanencia estudantil direcionadas as especificidades de cada contexto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.