Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4334
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_TimoteoGuimaraesdaConceicao.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os papéis da pesquisa e desenvolvimento e do cliente no processo de inovação em empresas de serviços de software do DF
Autor(es): Conceição, Timóteo Guimarães da
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Pesquisa e desenvolvimento
Desenvolvimento organizacional
Software
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 14-Jan-2013
Referência: CONCEIÇÃO, Timóteo Guimarães da. Os papéis da pesquisa e desenvolvimento e do cliente no processo de inovação em empresas de serviços de software do DF. 2012. 116 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Perante os desafios da globalização, em um cenário de acirramento da concorrência do mercado e situações de crises financeiras, tornou-se cada vez mais importante às empresas inovar para obter vantagem competitiva e garantir a sobrevivência. As atividades da indústria de software, como os serviços de software, são tradicionalmente caracterizadas como altamente dependentes de inovações. Neste sentido, a permanência de uma firma no mercado é diretamente determinada por sua capacidade de inovar. O estudo aqui apresentado busca examinar os papéis de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e clientes nos processos de gestão da inovação verificados em empresas de serviços de software atuantes no Distrito Federal. O tema ainda carece de novos estudos, já que, comparado à pesquisa da inovação na indústria de bens tangíveis, o processo de gestão da inovação em serviços foi pouco abordado até o momento. Considerando a natureza do problema de pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura para compreender os principais conceitos abordados no estudo como inovação, gestão da inovação, processo de inovação, inovação em serviços e serviços de software. Em seguida, buscou-se o estado da arte nos estudos sobre os modelos de gestão da inovação e realizou-se o estudo de casos múltiplos com dez empresas. A amostra foi selecionada a partir das empresas de serviços de software localizadas no Distrito Federal, sendo a totalidade delas enquadradas como Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). Em cada uma das empresas foram entrevistados especialistas capazes de responder perguntas relativas à gestão do processo de inovação na empresa. Os resultados mostraram que o cliente tem ampla participação como fonte de inovação, bem como interage com a empresa ao longo do processo. Por sua vez, a atividade de P&D é desenvolvida apenas parcialmente nas empresas e não foi verificada como uma fonte empírica para a inovação. Como os resultados empíricos não foram 100% dentro do que o modelo estabelecia, podemos inferir que, na realidade das empresas pesquisadas, o modelo se mostrou parcialmente replicável. Propõe-se que sejam realizados estudos futuros em empresas de serviços de software de outros estados, e, ainda, que a pesquisa seja replicada para outras atividades de serviços.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons