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dc.contributor.advisorMoreira, Marina Figueiredo-
dc.contributor.authorConceição, Timóteo Guimarães da-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Timóteo Guimarães da. Os papéis da pesquisa e desenvolvimento e do cliente no processo de inovação em empresas de serviços de software do DF. 2012. 116 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.en
dc.description.abstractPerante os desafios da globalização, em um cenário de acirramento da concorrência do mercado e situações de crises financeiras, tornou-se cada vez mais importante às empresas inovar para obter vantagem competitiva e garantir a sobrevivência. As atividades da indústria de software, como os serviços de software, são tradicionalmente caracterizadas como altamente dependentes de inovações. Neste sentido, a permanência de uma firma no mercado é diretamente determinada por sua capacidade de inovar. O estudo aqui apresentado busca examinar os papéis de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e clientes nos processos de gestão da inovação verificados em empresas de serviços de software atuantes no Distrito Federal. O tema ainda carece de novos estudos, já que, comparado à pesquisa da inovação na indústria de bens tangíveis, o processo de gestão da inovação em serviços foi pouco abordado até o momento. Considerando a natureza do problema de pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura para compreender os principais conceitos abordados no estudo como inovação, gestão da inovação, processo de inovação, inovação em serviços e serviços de software. Em seguida, buscou-se o estado da arte nos estudos sobre os modelos de gestão da inovação e realizou-se o estudo de casos múltiplos com dez empresas. A amostra foi selecionada a partir das empresas de serviços de software localizadas no Distrito Federal, sendo a totalidade delas enquadradas como Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). Em cada uma das empresas foram entrevistados especialistas capazes de responder perguntas relativas à gestão do processo de inovação na empresa. Os resultados mostraram que o cliente tem ampla participação como fonte de inovação, bem como interage com a empresa ao longo do processo. Por sua vez, a atividade de P&D é desenvolvida apenas parcialmente nas empresas e não foi verificada como uma fonte empírica para a inovação. Como os resultados empíricos não foram 100% dentro do que o modelo estabelecia, podemos inferir que, na realidade das empresas pesquisadas, o modelo se mostrou parcialmente replicável. Propõe-se que sejam realizados estudos futuros em empresas de serviços de software de outros estados, e, ainda, que a pesquisa seja replicada para outras atividades de serviços.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPesquisa e desenvolvimentoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento organizacionalen
dc.subject.keywordSoftwareen
dc.titleOs papéis da pesquisa e desenvolvimento e do cliente no processo de inovação em empresas de serviços de software do DFen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-01-14T23:09:15Z-
dc.date.available2013-01-14T23:09:15Z-
dc.date.issued2013-01-14T23:09:15Z-
dc.date.submitted2012-09-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4334-
dc.language.isoPortuguêsen
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