Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43330
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JoaoAlbertoDeRezendeAlvares_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise e otimização de portifólios de ações na B3: aplicação de modelos de volatilidade dinâmica no contexto da teoria de Markowitz
Autor(es): Alvares, João Alberto de Rezende
Orientador(es): Fiorucci, José Augusto
Assunto: Mercado financeiro
Finanças
Modelos econométricos
Modelos de previsão de volatilidade
Data de apresentação: 15-Jul-2025
Data de publicação: 13-Jan-2026
Referência: ALVARES, João Alberto de Rezende. Análise e otimização de portifólios de ações na B3: aplicação de modelos de volatilidade dinâmica no contexto da teoria de Markowitz. 2025. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo investiga a aplicação de modelos de volatilidade e correlação dinâmicas na otimizaçao de portfólios de ativos financeiros brasileiros. O objetivo principal e comparar o desempenho de duas estrategias de otimizaçao de carteiras baseadas na teoria de Media-Variância de Markowitz: uma abordagem classica, que emprega covariancias históricas, e uma abordagem dinâmica, que incorpora covariâncias condicionais estima das por um modelo DCC-GARCH. A metodologia incluiu a coleta de retornos diarios de nove ativos negociados na B3 e cambio, seguida pela estimacao de modelos GARCH univariados e do modelo DCC-GARCH multivariado para capturar as características estilizadas dos retornos, como agrupamento de volatilidade e caudas pesadas. Posteriormente, carteiras foram simuladas com rebalanceamento mensal para ambas as estratóegias, e seus desempenhos avaliados por metricas como Retorno Anualizado, Volatilidade Anualizada e Sharpe Ratio, utilizando o IBOVESPA como benchmark. Os resultados demonstram a eficacia do modelo DCC-GARCH na captura da dinamica e persistencia das volatilidades e correlacoes. A Estrategia DCC-GARCH superou consistentemente a abordagem Classica e o benchmark em termos de Sharpe Ratio, evidenciando maior eficiencia de risco-retorno. A capacidade de adaptar os pesos do portfolio às condiçães dinâmicas de mercado, estimadas pelo DCC-GARCH, resultou em carteiras mais robustas e com desempenho superior ajustado ao risco. Este estudo, portanto, reforça a relevancia da modelagem de risco dinâmico para uma gestao de portfólios mais eficaz no mercado financeiro brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.