Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43288
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_HugoPiresProcopio_tcc.pdf4,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Simulação computacional do efeito das pressões em uma chama de difusão laminar
Autor(es): Procopio, Hugo Pires
Orientador(es): Cunha, Fábio Alfaia da
Assunto: Combustão
Combustíveis
Data de apresentação: 21-Fev-2025
Data de publicação: 12-Jan-2026
Referência: PROCOPIO, Hugo Pires. Simulação computacional do efeito das pressões em uma chama de difusão laminar. 2025. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho investiga o efeito das pressões subatmosféricas em chamas de difusão laminar por meio de simulações computacionais. Foram analisadas cinco pressões diferentes (0.22, 0.4, 0.6, 0.8 e 1.0 atm) e comparadas duas condições de contorno para a parede do tubo: parede adiabática e temperatura especificada. Os resultados mostram que a simulação reproduziu qualitativamente o formato da chama em função da pressão, mas apresentou limitações em baixas pressões, onde a variação na altura e largura da chama não foi capturada com precisão. A condição de parede adiabática subestimou a perda de calor, resultando em chamas mais altas do que o esperado, enquanto a temperatura especificada impôs uma perda excessiva, levando ao apagamento da chama em pressões muito baixas. As discrepâncias podem estar relacionadas ao uso do mecanismo de reação DRM22, à ausência de um modelo de fuligem e às limitações das condições de contorno. Sugere-se, para estudos futuros, a implementação do mecanismo GRI-Mech 3.0 e a inclusão de um modelo térmico mais realista para a parede do tubo.
Abstract: This study investigates the effect of subatmospheric pressures on laminar diffusion flames through computational simulations. Five different pressures (0.22, 0.4, 0.6, 0.8, and 1.0 atm) were analyzed, comparing two boundary conditions for the tube wall: adiabatic wall and specified temperature. The results show that the simulation qualitatively reproduced the flame shape as a function of pressure but exhibited limitations at lower pressures, where variations in flame height and width were not accurately captured. The adiabatic wallconditionunderestimatedheatloss,resultingintaller-than-expectedflames,whilethe specifiedtemperatureconditionimposedexcessiveheatloss,leadingtoflameextinctionat very low pressures. These discrepancies may be related to the use of the DRM22 reaction mechanism, the absence of a soot model, and the limitations of the boundary conditions. Future studies are recommended to implement the GRI-Mech 3.0 mechanism and include a more realistic thermal model for the tube wall.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.