Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MariaFernandaFrancaDeOliveira_tcc.pdf402,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de leitura com bebês e o método natural de Freine : conexões entre escuta, afeto e livre experimentação
Autor(es): Oliveira, Maria Fernanda França de
Orientador(es): Almeida, Sheyla Gomes de
Assunto: Leitura
Crianças - desenvolvimento
Literatura infantil
Data de apresentação: 10-Set-2024
Data de publicação: 7-Jan-2026
Referência: OLIVEIRA, Maria Fernanda França de. Práticas de leitura com bebês e o método natural de Freine: conexões entre escuta, afeto e livre experimentação. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar de que modo a literatura tem sido incorporada às práticas pedagógicas com bebês na Educação Infantil, em diálogo com o método natural de Célestin Freinet. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na revisão de obras e estudos previamente publicados sobre a temática, articulada às experiências da autora deste trabalho como berçarista em uma instituição privada de Brasília (DF) que adota a pedagogia freinetiana como uma de suas bases. A investigação busca compreender as potencialidades da literatura como linguagem simbólica e sensível desde os primeiros anos de vida, bem como evidenciar a convergência entre a prática educativa com bebês e o princípio freinetiano da livre experimentação.
Abstract: This research aims to analyze how literature has been incorporated into pedagogical practices with infants in Early Childhood Education, in dialogue with Célestin Freinet’s natural method. The methodology adopted consists of a bibliographic research, based on the review of works and studies previously published on the subject, articulated with the author’s experiences as a nursery teacher in a private institution in Brasília (DF) that adopts Freinet pedagogy as one of its foundations. The investigation seeks to understand the potential of literature as a symbolic and sensitive language from the earliest years of life, as well as to highlight the convergence between educational practice with infants and the Freinetian principle of free experimentation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.