Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_FellipeAnthonyCaetanoViana_tcc.pdf807,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adoecimento mental ocupacional e o direito ao meio ambiente do trabalho equilibrado: perspectivas de tutela da saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras
Autor(es): Viana, Fellipe Anthony Caetano
Orientador(es): Theodoro Filho, Wilson Roberto
Assunto: Trabalho
Burnout (Psicologia)
Adoecimento mental
Adoecimento ocupacional
Saúde mental
Saúde ocupacional
Data de apresentação: 3-Dez-2025
Data de publicação: 26-Dez-2025
Referência: VIANA, Fellipe Anthony Caetano. Adoecimento mental ocupacional e o direito ao meio ambiente do trabalho equilibrado: perspectivas de tutela da saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras. 2025. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho acadêmico tem por escopo analisar criticamente o problema do adoecimento mental de natureza ocupacional diante do direito fundamental ao meio ambiente do trabalho equilibrado, procurando estabelecer perspectivas de tutela integral da saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras. A partir da compreensão de que a organização do trabalho, da forma que está instituída no Brasil, propicia inerentemente riscos psicossociais do trabalho, as respostas para a efetivação da garantia a um ambiente laboral sadio, completamente atento às necessidades e especificidades biopsicossociais dos trabalhadores brasileiros, são criadas com base nos princípios e nas diretrizes protetivas do direito constitucional do trabalho e do direito internacional do trabalho. Nesse diapasão, os problemas da ocultação e da subnotificação de adoecimentos ocupacionais, bem como o da flexibilização de garantias justrabalhistas, impõem desafios consideráveis para a tutela da saúde mental dos trabalhadores, em função da dificuldade de se garantir a efetivação do meio ambiente do trabalho hígido, salubre e ergonômico diante desses impasses. Propõe-se, por fim, a instituição de medidas de prevenção de riscos psicossociais do trabalho e medidas de enfrentamento do adoecimento mental nas relações de trabalho para que as perspectivas de tutela ocupacional sejam potencializadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.