Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43077
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_DanielDePaivaMelo_tcc.pdf559,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lobby e corrupção: um estudo comparado sobre a experiência de regulamentação do lobby no Brasil e em países da OCDE
Autor(es): Melo, Daniel de Paiva
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Lobby
Corrupção
Transparência pública
Data de apresentação: 15-Jul-2025
Data de publicação: 26-Dez-2025
Referência: MELO, Daniel de Paiva. Lobby e corrupção: um estudo comparado sobre a experiência de regulamentação do lobby no Brasil e em países da OCDE. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A presente monografia aborda a regulamentação do lobby no Brasil e sua relação com a corrupção, em uma perspectiva comparada com as experiências de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo geral da pesquisa é identificar as possibilidades e limitações da atual proposta brasileira de regulamentação do lobby (Brasil, 2022) para a contenção da corrupção, em comparação com a experiência internacional de Estados Unidos, Chile, Itália, além das normas da OCDE. O referencial teórico define a Teoria da Captura e a Teoria da Escolha Racional como as lentes para a análise da Regulação e da Corrupção, respectivamente. A metodologia empregada consiste em uma pesquisa qualitativa, de natureza documental comparada e análise de conteúdo, que examinou legislações, documentos oficiais e literatura acadêmica, complementada por entrevistas semiestruturadas com especialistas do setor. Os resultados indicam que o Brasil se encontra em significativo atraso na regulamentação da atividade, um processo que se arrasta há mais de três décadas e que contribui para a percepção pública negativa que associa lobby à corrupção. A análise de escândalos de corrupção nos países selecionados revela que estes decorrem de falhas institucionais específicas, como a falta de transparência e fiscalização. Conclui-se que, embora a proposta legislativa seja um avanço, ela ainda é insuficiente para equiparar o Brasil às legislações mais robustas e que o vácuo normativo atual perpetua uma "zona cinzenta institucional", que favorece a influência opaca e a corrupção sistêmica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.