Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AlineKellenSinhoSoares_tcc.pdf704,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Potencial da inteligência artificial para aprimorar a avaliação de políticas públicas educacionais: estudo sobre o Fies e o Prouni
Autor(es): Soares, Aline Kellen Sinhô
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Políticas públicas
Inteligência artificial
Políticas públicas - avaliação
Políticas públicas educacionais
Financiamento estudantil
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
Programa Universidade para Todos (PROUNI)
Data de apresentação: 14-Jul-2025
Data de publicação: 26-Dez-2025
Referência: SOARES, Aline Kellen Sinhô. Potencial da inteligência artificial para aprimorar a avaliação de políticas públicas educacionais: estudo sobre o Fies e o Prouni. 2025. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na avaliação de políticas públicas educacionais, com foco nos programas Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni). A pesquisa parte da identificação de fragilidades estruturais apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nesses programas, tais como a fragmentação de dados, a ausência de indicadores eficazes e elevados índices de inadimplência, que comprometem sua efetividade e sustentabilidade. Por meio de uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e estudo exploratório e de casos, buscou-se compreender como técnicas de IA, como Machine Learning, Processamento de Linguagem Natural e análise de Big Data, podem contribuir para a tecnicização da análise de dados, a predição de comportamentos de risco e o fortalecimento da transparência e do controle social. Os resultados indicam que a adoção dessas ferramentas pode potencializar a eficiência e a efetividade dos programas, alinhando-se às tendências internacionais de modernização e aprimoramento. Todavia, também foram apontadas questões relevantes, como o risco de viés algorítmico, questões éticas e morais, a proteção de dados pessoais e a necessidade de adaptações institucionais para assegurar a implementação segura e eficiente dessas tecnologias emergentes. Conclui-se que a integração da IA na avaliação de políticas públicas educacionais representa uma oportunidade promissora para a gestão de políticas públicas, desde que acompanhada de governança ética, democrática e capacitação dos gestores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.