Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43058
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AmandaFurtadoNunesRocha_tcc.pdf682,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise multivariada aplicada a dados socioeconômicos para a definição de tipologias espaciais em municípios goianos
Autor(es): Rocha, Amanda Furtado Nunes
Orientador(es): Silva, Gladston Luiz da
Assunto: Análise multivariada
Análise por conglomerados
Análise de agrupamento (Estatística)
Data de apresentação: 21-Fev-2025
Data de publicação: 26-Dez-2025
Referência: ROCHA, Amanda Furtado Nunes. Análise multivariada aplicada a dados socioeconômicos para a definição de tipologias espaciais em municípios goianos. 2025. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho utiliza métodos estatísticos para a categorização dos municípios do estado de Goiás em aglomerados com base em critérios socioeconomicos, visando subsidiar a formulaçao de políticas páblicas que contribuam para a mitigacao das desigualdades regionais e o fomento do desenvolvimento local. Os dados utilizados foram extraídos de fontes publicas referentes ao ano de 2022 e o projeto e estruturado segundo a metodologia CRISP-DM, que orienta o processo de mineracao de dados. A análise realizada compreende a reducão dimensional da base de dados por meio da tecnica de Componentes Principais, cujos escores foram utilizados na Analise de Agrupamentos. Após a segmentacao das localidades, investigam-se os perfis dos aglomerados por meio da estatística exploratária e verifica-se a distribuicao territorial dessas tipologias espaciais. Por fim, foram selecionados os dois primeiros componentes principais, em que averiguou-se que estão predominantemente associados à infraestrutura urbana, incluindo acesso a saneamento, abastecimento de água e coleta de resíduos solidos. A partir deles, foram formados quatro agrupamentos. O Grupo B se destacou por apresentar melhores condições de infraestrutura e menores taxas de analfabetismo, concentrado na porçao sul de Goias. Em contrapartida, o Grupo C concentrou os municípios mais vulneráveis, caracterizados por alta dependencia de programas sociais, baixa cobertura de serviços basicos e menores índices de homicídios, localizados principalmente na parte norte do estado. As outras duas classificações exibem condicoes intermediírias, com o Grupo D demonstrando níveis mais equilibrados de desenvolvimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.