Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4295
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GuilhermeBrazdeCarvalho.pdf887,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivação para o Serviço Público (PSM) no Instituto Nacional de Criminalística
Autor(es): Carvalho, Guilherme Braz de
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Motivação no trabalho
Serviço público
Data de apresentação: 27-Set-2012
Data de publicação: 9-Jan-2013
Referência: CARVALHO, Guilherme Braz de. Motivação para o Serviço Público (PSM) no Instituto Nacional de Criminalística. 2012. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A motivação de funcionários é de extrema importância para o desempenho dos profissionais das organizações da iniciativa privada, e especialmente no setor público, normalmente visto como ineficiente e burocratizado, e com dificuldade de cumprir com a sua missão de servir aos cidadãos. O presente trabalho identificou as características mais importantes de perfil motivacional dos Peritos do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal, segundo escala de Motivação para o Serviço Público (PSM) desenvolvida por Perry (1996), validada por Buiatti (2011). O resultado obtido na aplicação desta ferramenta foi a ênfase na “Atração à Criação de Políticas Públicas” e o “Compromisso com o Interesse Público” dos profissionais. Este estudo utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, aplicando-se na amostra um questionário científico, com o objetivo de se identificar a medida de motivação para o serviço público dos Peritos Criminais Federais do INC. Avaliou-se também se há diferença do perfil motivacional entre os Peritos que exercem cargo de chefia e os que não exercem, não sendo verificada diferença entre tais grupos, o que indica que o fato de exercer cargo de chefia não induz ou é induzida por alguma característica das dimensões de PSM. Este trabalho trouxe importantes contribuições para o tema motivação mapeando as características motivacionais dos Peritos do INC, o que pode ser utilizado em programas de motivação laboral, utilizando-se da escala de PSM em um contexto de serviço público, e ainda verificando se havia diferença entre o perfil motivacional dos Peritos chefes do Instituto em relação aos demais Peritos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons