Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4294
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_IngridAlvesFranco.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Internet como instrumento de apoio à consolidação da democracia participativa? : um estudo sobre o e-Democracia da Câmara dos Deputados
Autor(es): Franco, Ingrid Alves
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Democracia
Internet
Governo eletrônico
Câmara dos Deputados - Brasil
Sociedade da informação
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 9-Jan-2013
Referência: FRANCO, Ingrid Alves. Internet como instrumento de apoio à consolidação da democracia participativa?: um estudo sobre o e-Democracia da Câmara dos Deputados. 2012. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como o advento da internet e a facilidade de interação interferem na democracia participativa através de uma análise da história do surgimento e desenvolvimento do portal eletrônico da Câmara dos Deputados, denominado e-Democracia. A pesquisa realizada foca na identificação dos mecanismos e estímulos que geram a participação – ou não – dos cidadãos nesse espaço virtual construído. Usando os três requisitos – publicidade, porosidade, responsividade – e suas camadas de interação, identificam-se a evolução do site e a importância da internet na promoção da democracia. Junto a isso, foi utilizado um apanhado bibliográfico realizado com base em especialistas renomados nos temas em questão, aplicando métodos como o documental, a pesquisa bibliográfica, etnografia virtual e as entrevistas com os criadores e gestores do portal levam a conclusão de que a democracia participativa está evoluindo com a ajuda do espaço virtual, mas ainda não chegou no seu patamar mais alto, que seria a decisão realizada pela população.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons