Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42919
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_ThiagoHenriqueCarvalhoFurtado_tcc.pdf319,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento participativo e capacidade de melhoria de gestão política, socioeconômica e financeira do Estado
Autor(es): Furtado, Thiago Henrique Carvalho
Orientador(es): Mauerberg Junior, Arnaldo
Assunto: Orçamento público
Participação social
Data de apresentação: 26-Fev-2025
Data de publicação: 19-Dez-2025
Referência: FURTADO, Thiago Henrique Carvalho. Orçamento participativo e capacidade de melhoria de gestão política, socioeconômica e financeira do Estado. 2025. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O trabalho tem como enfoque observar a evolução do orçamento participativo no tempo, em específico no período de 2001 a 2017, bem como entender o que pode levar o mesmo a ser mantido ou abandonado. O recorte temporal é por causa do vácuo da base de dados dos entes federados que por ventura utilizaram a técnica orçamentária no período de 2018 em diante. Entender este fenômeno é buscar perceber se há espaço para sociedade ajudar formular a agenda governamental e as próprias políticas públicas e, assim, promover uma melhora na democracia, inclusão da sociedade no espectro político. Dessa forma, o orçamento participativo serve de modelo para o fomento da participação da sociedade na coisa pública, visto que, contemporaneamente, a democracia busca não só representar a o povo, devido a sua complexidade e crescimento, mas também corroborar para uma atividade social na qual o cidadão passa a ser mais protagonista das ações do Estado, não somente um receptor; quiçá, assim, uma para a resolução do que as ciências humanas vieram a denominar por conflito de agência. Vislumbrar uma resolução satisfativa de um problema, pode ser, também, dialogar com quem é parte e conferir à parte voz ativa no cenário, no caso em tela, nas peças orçamentárias que formulam políticas públicas Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.