Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42901
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_BrunoMarquesRibeiro_tcc.pdf798,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Proporcionalidade na aplicação do ato administrativo expulsivo de servidores civis da União: uma análise crítica
Autor(es): Ribeiro, Bruno Marques
Orientador(es): Menezes, Mariana Devezas Rodrigues Murias de
Assunto: Princípio da proporcionalidade
Jurisprudência
Servidores públicos
Direito disciplinar
Data de apresentação: 14-Fev-2025
Data de publicação: 17-Dez-2025
Referência: RIBEIRO, Bruno Marques. Proporcionalidade na aplicação do ato administrativo expulsivo de servidores civis da União: uma análise crítica. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça - STJ - quanto à impossibilidade de valoração do princípio da proporcionalidade na aplicação de penalidades expulsivas previstas na Lei nº 8.112/1990. Tal impossibilidade decorre do entendimento de que o ato administrativo que impõe a expulsão do servidor público possui natureza vinculada, ou seja, não há margem para discricionariedade por parte da administração pública no momento da aplicação da penalidade. Para tanto, será realizada uma investigação da Súmula 650 do STJ, que cristalizou esse posicionamento ao fixar que "a aplicação de penalidade expulsiva no âmbito do regime jurídico dos servidores públicos federais possui natureza de ato vinculado, não comportando juízo de proporcionalidade pela Administração". Além disso, será feito um cotejo entre esse entendimento jurisprudencial e a doutrina especializada, a fim de verificar eventuais críticas, discussões doutrinárias e possíveis impactos desse posicionamento na prática administrativa e no direito disciplinar dos servidores públicos.
Abstract: This paper examines the current consolidated jurisprudence of the Superior Court of Justice regarding the impossibility of applying the principle of proportionality in the imposition of expulsion penalties under Law No. 8.112/90, given the determination that the administrative act leading to expulsion is bound. The study includes an analysis of Precedent No. 650 of the aforementioned court, which reinforced this interpretation, as well as a comparison between this understanding and specialized legal literature.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.