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dc.contributor.advisorMaia Filho, Mamede Said-
dc.contributor.authorSilva, Bárbara Luíze Santos-
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara Luíze Santos. Administração pública consensual: a SecexConsenso e o Tribunal de Contas da União na resolução de conflitos. 2025. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como foco básico o exame sobre a constitucionalidade da Instrução Normativa nº 91/2022, editada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que criou a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso) no âmbito da nova Administração Pública consensual. A pesquisa começa abordando o desenvolvimento histórico e jurídico da Administração Pública brasileira, com ênfase no surgimento do paradigma consensual como contraponto às limitações do modelo tradicional de administração burocrática. Em resumo, a pesquisa visa determinar se tanto a Instrução Normativa quanto o funcionamento da SecexConsenso estão expressos de acordo com os princípios constitucionais que regem a Administração Pública. A análise também abrange a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 1183, proposta pelo Partido Novo, questionando a legitimidade da Instrução Normativa do TCU. O objetivo principal da pesquisa é verificar se a Instrução do TCU e o funcionamento da SecexConsenso estão em conformidade com os princípios constitucionais que regem a Administração Pública e com os novos paradigmas que regem a Administração Pública, na atualidade. A análise inclui a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 1183, ajuizada pelo Partido Novo, que aponta a suposta ilegitimidade da Normativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordConsensualidade administrativapt_BR
dc.subject.keywordTribunal de Contas da União (TCU)pt_BR
dc.titleAdministração pública consensual: a SecexConsenso e o Tribunal de Contas da União na resolução de conflitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-12-17T20:58:49Z-
dc.date.available2025-12-17T20:58:49Z-
dc.date.submitted2025-02-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42897-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research focuses on examining the constitutionality of Normative Instruction No. 91/2022, issued by the Brazilian Federal Court of Accounts (TCU), which established the Secretariat for External Control of Consensual Resolution and Conflict Prevention (SecexConsenso) within the framework of the new consensual public administration model. The study begins by addressing the historical and legal development of Brazilian Public Administration, emphasizing the emergence of the consensual paradigm as a response to the limitations of the traditional bureaucratic model. In summary, the research seeks to determine whether both the Normative Instruction and the functioning of SecexConsenso align with the constitutional principles governing Public Administration. The analysis also includes the Argument of Noncompliance with a Fundamental Precept (ADPF) No. 1183, filed by the political party Partido Novo, which challenges the legitimacy of the TCU’s Normative Instruction. The primary objective of this study is to assess whether the TCU’s Normative Instruction and the role of SecexConsenso comply with the constitutional principles that guide Public Administration, as well as the modern paradigms that shape contemporary administrative law. The analysis considers the claims made in ADPF No. 1183, which questions the legitimacy of the regulation, highlighting the legal, institutional, and doctrinal perspectives on the matter.pt_BR
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