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Título: Onde os campos são os muros : análise de particularidades e desafios em escolas do campo no Distrito Federal
Autor(es): Araujo, Vanessa de Sousa
Orientador(es): Vieira, Karen Santana de Almeida
Assunto: Educação do campo
Políticas educacionais
Evasão escolar
Educação - financiamento
Data de apresentação: 4-Out-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: ARAUJO, Vanessa de Sousa. Onde os campos são os muros: análise de particularidades e desafios em escolas do campo no Distrito Federal. 2012. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta monografia entitulada: “ONDE OS MUROS SÃO OS CAMPOS: Análise de particularidades e desafios em escolas do campo no Distrito Federal” tem como objetivo mapear e analisar as particularidades e as principais dificuldades enfrentadas por alunos de escolas do campo no Distrito Federal. Esse objetivo evidenciou-se a partir da problemática de pesquisa que ressaltou a necessidade de discutir quais são os problemas e as demandas oriundas das escolas do campo, visando reduzir o impacto desses problemas no rendimento (aprovação e reprovação) e evasão de alunos. Para isso, foram averiguados se alguns dos recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como alimentação, transporte escolar, biblioteca e livros didáticos, atendem às particularidades das escolas pesquisadas, para garantir o acesso e a permanência dos/das estudantes nas escolas do campo. O tema do Serviço Social e sua relação com a Política de Educação, também foi apresentado no referencial teórico. A metodologia que norteou este estudo utilizou instrumentos formais de pesquisa qualitativa de coleta de dados, tais como entrevistas a partir de um roteiro semi-estruturado e a análise e reflexão de documentos oficiais à luz do material teórico coletado em pesquisa bibliográfica. Foram realizadas onze entrevistas, em profundidade, com diretoras, professoras e responsáveis de alunos de duas escolas da Regional de Ensino de Taguatinga/Distrito Federal. Dentre os resultados verificou-se que nem todos os recursos supracitados disponibilizados pelo FNDE estão chegando às escolas do campo pesquisadas. Por exemplo, a inexistência de bibliotecas nas duas escolas pesquisadas, limitações na disponibilização do transporte escolar para uso da comunidade (pais dos alunos no acesso à escola) e outras questões que remetem à articulação e dificuldades enfrentadas pela direção das escolas frente à garantia de direitos das crianças e adolescentes junto ao Conselho Tutelar e ausência de acompanhamento psicológico. Além disso, foram identificadas particularidades como uma alta rotatividade de alunos, falta de recursos físicos na escola (como telefone e internet), dentre outros elementos, que resultam diretamente na não permanência dos estudantes nas escolas do campo. Em suma, o propósito deste trabalho foi iniciar o debate sobre as políticas de educação e as escolas do campo sob o olhar do Serviço Social. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present monograph, called “ONDE OS MUROS SÃO OS CAMPOS: Análise de particularidades e desafios em escolas do campo no Distrito Federal”, aims to chart and analyze the peculiarities and main difficulties faced by students from countryside schools in the Federal District of Brazil. Such objective has become evident from the problematic research which stressed the need to discuss the problems and demands from countryside schools in order to reduce the impact of these problems on students' final performance (approval and disapproval) and school dropout. Thus, we analyzed if some resources provided by the National Fund for Education Development (NFED) - food, transportation, libraries and textbooks - meet the particularities of the surveyed schools, in order to ensure access and permanence of students in countryside schools. The theme of Social Work and its relationship with educational policy was also presented in the theoretical framework. The methodology adopted in this study is composed by formal tools of qualitative research data collection, such as semi-structured interviews as well as analysis and reflection of official documents, oriented by theoretical sources raised in the literature review. We conducted eleven interviews with principals, teachers and students' guardians from two schools in Taguatinga's Regional Teaching zone. Among the results it was found that not all abovementioned resources provided by NFED are coming to surveyed countryside schools. For instance, it was observed the lack of libraries in two surveyed schools, gaps in school transport availability for communitary use (for parents, i.e.), and other issues related to the difficulties faced by school boards ahead to guarantee children rights with the Guardianship Council, aligned to the lack of psycological counseling. Furthermore, we identified particularities as a high turnover of students, lack of infrastructure on the schools (such as telephones and internet access), among other elements which directly affect the students' impermanence in countryside schools. In sum, the purpose of this paper is to initiate debates related to educational policy and countryside schools in the field of Social Work.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Serviço Social, Curso de Graduação em Serviço Social, 2012.
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