Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42783
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_CristianaAparecidaAguiar_tcc.pdf325,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do projeto de lei 2.789/2021 com destaque para a inclusão da improbidade administrativa na lei 8.159/1991
Outros títulos: Analysis of bill 2789/2021 with emphasis on the inclusion of administrative misconduct in law 8159/1991
Autor(es): Aguiar, Cristiana Aparecida
Orientador(es): Alencar, Paulo José Viana
Assunto: Lei de Arquivos
Arquivologia
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 10-Dez-2025
Referência: AGUIAR, Cristiana Aparecida. Análise do projeto de lei 2.789/2021 com destaque para a inclusão da improbidade administrativa na lei 8.159/1991. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A Lei 8.159 aprovada no dia 08 de janeiro de 1991 dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, essa lei criou o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) vinculado ao Arquivo Nacional. Dessa forma, o CONARQ é o responsável por definir a política nacional de arquivos, sendo, portanto, o órgão principal do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Em 2021, a Lei de Arquivos completou 30 anos de vigência e com o intuito de modernizá-la, as deputadas Érika Kokay e Benedita da Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) propuseram o Projeto de Lei 2.789/2021, sendo alvo de uma série de críticas por parte dos especialistas em Arquivologia. Nesse contexto, o presente trabalho tem como pergunta de pesquisa: Em que medida o Projeto de Lei 2.789/2021 e as discussões acerca do mesmo impactam a legislação arquivística brasileira? Além disso, esse trabalho destaca a inclusão da improbidade administrativa na Lei de Arquivos, que pode não ser tão efetiva, já que existem outras leis, como o Código Penal e a Lei 8.429/1992, que penalizam os agentes públicos ou particulares que de qualquer forma destruir, suprimir ou ocultar documentos públicos e concorrer para a perda ou dilapidação de bens materiais e imateriais do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com embasamento teórico na literatura arquivística brasileira encontrada nas bases de dados: Google Acadêmico, Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) e a Base de Dados em Arquivística (BDA). Assim sendo, foram selecionadas publicações datadas entre os anos de 2021 a 2024. Dessa forma, a análise se desdobrará nos seguintes objetivos específicos: 1º Conceituar Instituição Arquivística e a Modernização do Arquivo Nacional na década de 1980; 2º Discutir historicamente a aprovação da Lei de Arquivos e analisar as possíveis alterações, caso o projeto de lei seja aprovado; 3º Apresentar as origens e as alterações mais importantes, bem como os estágios de tramitação do Projeto de Lei 2.789/2021; 4º Refletir sobre os reflexos da inserção da possibilidade de improbidade administrativa no PL 2.789/2021. Como resultado obtivemos esclarecimentos das divergências apontadas pela comunidade arquivística em relação ao Projeto que moderniza a Lei 8.159/1991, bem como o ponto de vista das deputadas. O estudo relatou impressões iniciais da análise da modernização da Lei de Arquivos, sendo necessário que outras pesquisas sejam realizadas para uma compreensão mais ampla dessa temática.
Abstract: Law8.159,approvedonJanuary8,1991,providesforthenationalpolicyonpublicandprivate archives. This law created the National Archives Council (CONARQ), linked to the National Archives. Thus, CONARQ is responsible for defining the Arquivo Nacional policy and is, therefore,themainbodyoftheSistemaNacionaldeArquivos(SINAR).In2021,theArchives Lawcompleted30yearsinforceand,withtheaimofmodernizingit,deputiesÉrikaKokayand Benedita da Silva (Partido dos Trabalhadores - PT) proposed Bill 2.789/2021, which was the target of a series of criticisms from experts in Archival Science. In this context, this research question is: To what extent do Bill 2789/2021 and the discussions surrounding it impact Brazilian archivallegislation? In addition, this work highlights the inclusion of administrative misconductintheArchivesLaw,whichmaynotbeaseffective,sincethereareotherlaws,such asthePenalCodeandLaw8429/1992,whichpenalizepublicorprivateagentswhoinanyway destroy,suppressorhidepublicdocumentsandcontributetothelossordilapidationofmaterial and immaterial assets of the Brazilian historical, artistic and cultural heritage. This is a qualitative, descriptive and exploratory research, with a theoretical basis in the Brazilian archival literature found in the following databases: Google Acadêmico, base de dados em ciências informação (Brapci) and base de Dados em Arquivística (BDA). Therefore, publications dated between 2021 and 2024 were selected. Thus, the analysis will unfold into the following specific objectives: 1st To conceptualize the Archival Institution and the ModernizationoftheNationalArchivesinthe1980s; 2ndTodiscusshistoricallytheapproval of the Archives Law and analyze the possible changes, if the bill is approved; 3rd To present theoriginsandmostimportantchanges,aswellasthestagesofprocessingofBill2.789/2021; 4th To reflect on the impacts of the insertion of the possibility of administrative improbity in Bill 2.789/2021. As a result, we obtained clarifications of the divergences pointed out by the archivalcommunityinrelationtotheBillthatmodernizesLaw8.159/1991,aswellasthepoint of view of the deputies. The study reported initial impressions of the analysis of the modernization of the Archives Law, and further research is needed to gain a broader understandingofthistopic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Arquivologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.