Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42782
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AlexDaSilvaSousa_tcc.pdf689,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão da qualidade e os usuários de arquivos : estratégias para a melhoria contínua
Autor(es): Sousa, Alex da Silva
Orientador(es): Araújo Júnior, Rogério Henrique de
Assunto: Arquivos e arquivamento (Documentos)
Serviços de informação
Data de apresentação: 19-Fev-2025
Data de publicação: 10-Dez-2025
Referência: SOUSA, Alex da Silva. A gestão da qualidade e os usuários de arquivos: estratégias para a melhoria contínua. 2025. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho investiga as relações entre usuários e gestão da qualidade em instituições arquivísticas, com ênfase na melhoria contínua dos serviços. Foi realizado um estudo conceitual exploratório e um estudo de caso no Senado Federal, com o objetivo de compreender o perfil dos usuários e a qualidade dos serviços prestados. A pesquisa evidenciou lacunas nos estudos sobre os usuários de arquivos, destacando a ausência de metodologias específicas da arquivologia para analisar o perfil e as necessidades informacionais dos usuários, além de ressaltar a importância da comunicação direta com este público. A partir dos resultados analisados, verificou-se que a falta de feedback e de estudos sobre as necessidades dos usuários limita a qualidade dos serviços arquivísticos.
Abstract: This study investigates the relationship between users and quality management in archives, with an emphasis on the continuous improvement of services. An exploratory conceptual study and a case studyattheFederalSenatewereconductedtounderstandtheprofileofusers and the quality of services provided. These studies revealedgapsinknowledgeaboutarchive users, highlighting the absence of archival methodologies specifically designed to analyze user profiles and informational needs. Additionally, theyemphasizedtheimportanceofdirect communicationwiththisaudience.Basedontheanalyzedresults,itwasfoundthatthelackof feedbackandstudiesonuserneedslimitsthequalityofarchivalservices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Arquivologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.