Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_BeatrizMariaDosSantos_tcc.pdf686,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As dimensões do Serviço Social e sua perspectiva emancipatória no trabalho com grupos: o Projeto Cria-Ativa no Quilombo Urbano Casa Akotirene
Autor(es): Santos, Beatriz Maria dos
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Assistentes sociais - prática profissional
Trabalho
Autonomia
Emancipação
Data de apresentação: 8-Jul-2025
Data de publicação: 9-Dez-2025
Referência: SANTOS, Beatriz Maria dos. As dimensões do Serviço Social e sua perspectiva emancipatória no trabalho com grupos: o Projeto Cria-Ativa no Quilombo Urbano Casa Akotirene. 2025. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a atuação do Serviço Social com grupos, compreendendo essa prática como parte do instrumental técnico-operativo da profissão, e considerando as potencialidades do Projeto Cria-Ativa como espaço de atuação profissional crítica na perspectiva emancipatória. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, fundamentada em autores e autoras do Serviço Social que discutem a trajetória da profissão e sua inserção contemporânea. Também foram utilizados dados extraídos do relatório parcial de impacto do projeto, referente ao período de abril de 2024 a abril de 2025. A análise desse material permitiu compreender o desenvolvimento sócio-histórico do Serviço Social no Brasil, os desafios enfrentados e o processo que possibilitou sua consolidação como profissão organizada política e eticamente. Os resultados apontam para o potencial emancipatório da profissão e sugerem que espaços como o Quilombo Urbano Casa Akotirene podem e devem dialogar com o Serviço Social, fortalecendo a luta coletiva por uma sociedade mais justa, pautada na autonomia e voltada para os interesses da classe trabalhadora.
Abstract: This study aims to provide a reflective analysis of the manner in which Social Work engages with collective entities, conceptualising this praxis as an instrumental component of the profession's technical-operational repertoire. Furthermore, it will consider the prospective merits of the Cria-Ativa Project as a conduit for critical professional action, as envisaged fromanemancipatorystandpoint.Theresearchwasofabibliographicalnature, drawingupon the works of prominent Social Work authors who have discussed the trajectory of the profession and its contemporary integration. Additionally, data from the project's partial impact report for the period from April 2024 to April 2025 was utilised. The analysis of this materialenabledthecomprehensionofthesocio-historicalevolutionofSocialWorkinBrazil, the challenges confronted, and the process that led to its consolidation as a politically and ethically organised profession. The results indicate the emancipatory potential of the profession and propose that spaces such as the Casa Akotirene Urban Quilombo should engage with Social Work, thereby strengthening the collective struggle for a fairer society, basedonautonomyandgearedtowardstheinterestsoftheworkingclass.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.