Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42762
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_DianaSalesFerreiraTapeba_tcc.pdf16,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: "Sou índio, não temo nada. E no toré sou rei”: fontes documentais, história indígena e relatos orais como ativadores de memórias do Povo Tapeba a partir de ativadores de memórias
Autor(es): Ferreira, Diana Sales
Orientador(es): Portela, Cristiane de Assis
Assunto: Indígenas
Indígenas - história
Povo Tapeba
Oralidade indígena
Oralidade
Data de apresentação: 29-Jul-2025
Data de publicação: 8-Dez-2025
Referência: FERREIRA, Diana Sales. "Sou índio, não temo nada. E no toré sou rei”: fontes documentais, história indígena e relatos orais como ativadores de memórias do Povo Tapeba a partir de ativadores de memórias. 2025. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta pesquisa propõe uma abordagem crítica da história indígena a partir da perspectiva do Povo Tapeba, cujo território está localizado no município de Caucaia (CE). Fotografias, recortes de jornais e relatos orais foram as fontes históricas utilizadas, acionadas em entrevistas e ações educativas como ativadores de memória. Ao transformá-las em ativadores de memória, tornaram-se o ponto central da pesquisa, permitindo refletir sobre o presente a partir das lembranças do passado e dos sentidos que essas memórias trazem para as perspectivas de futuro do Povo Tapeba. Em um primeiro momento, utilizamos fotografias que compõem o Relatório Figueiredo para dialogar com parentes sobre o contexto de repressão política e social da década de 1960. Na segunda etapa, consultamos fontes historiográficas do século XIX que remetem à tese do desaparecimento do Povo Tapeba. Na terceira etapa, trabalhamos com a produção de relatos orais, baseados nas narrativas de Dona Raimundinha Tapeba. Por fim, realizamos ações educativas utilizando fontes históricas em três escolas da comunidade: Escola Indígena Índios Tapeba (Ensino Médio), Escola Anama Tapeba (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e Escola Tapeba do Trilho (Anos Finais do Ensino Fundamental). A partir da interlocução com a minha comunidade, este trabalho possibilitou vislumbrar a construção de uma historiografia indígena baseada na oralidade, ancestralidade e resistência cultural.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.