Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4274
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LorenaNataliadosSantosMota.pdf314,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviço social e execução penal : análise da atuação profissional dos assistentes sociais na Vara de Execuções Penais
Autor(es): Mota, Lorena Natália dos Santos
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Assistentes sociais - código de ética
Serviço social com criminosos
Brasil. Lei de execução penal (1984)
Data de apresentação: 26-Nov-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: MOTA, Lorena Natália dos Santos. Serviço social e execução penal: análise da atuação profissional dos assistentes sociais na Vara de Execuções Penais. 2012. 72 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O Serviço Social é uma profissão que tem sido cada vez mais requisitada para atuar nos mais variados espaços sócio-ocupacionais. Nesse cenário, os assistentes sociais são chamados para atuar junto às expressões da questão social, inerente ao sistema capitalista. Esta profissão revela, através de seu projeto ético-político, um compromisso com valores como a igualdade, liberdade e equidade. A partir destas ideias e tendo como pano de fundo o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais da Seção Psicossocial da Vara de Execuções Penais- que atuam na concessão dos benefícios de trabalho externo e saídas temporárias aos presos do regime semi-aberto do Distrito Federal- este estudo se propôs a analisar a prática desses profissionais, buscando identificar as ações que são desenvolvidas para garantir e ampliar o acesso aos benefícios e serviços para os usuários, através de uma leitura crítica, fundamentada nos preceitos estabelecidos pelo projeto ético-político do Serviço Social. Esta proposta se materializa através de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de três técnicas: análise documental, análise bibliográfica e entrevistas, realizadas com cinco assistentes sociais. É perceptível que o exercício da profissão na atual conjuntura requisita profissionais competentes, criativos e qualificados teoricamente para identificar possibilidades e traduzi-las em estratégias de ação. Nesse caminho, verifica-se que os assistentes sociais da SEVEP têm buscado, apesar de algumas limitações, construir alternativas que traduzam o compromisso com a qualidade dos serviços prestados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2012.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons