| Título: | “Seu saber é juntar haver”: avareza e corrupção na obra de D. Pedro de Barcelos (Portugal, séc. XIV) |
| Autor(es): | Coqueiro, Vitória Fernandes |
| Orientador(es): | Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa |
| Assunto: | Corrupção Portugal medieval |
| Data de apresentação: | 25-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 4-Dez-2025 |
| Referência: | COQUEIRO, Vitória Fernandes. “Seu saber é juntar haver”: avareza e corrupção na obra de D. Pedro de Barcelos (Portugal, séc. XIV). 2025. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A corrupção, como qualquer outro conceito histórico, deve ser interpretado em termos
do tempo e do espaço em que foi mobilizado pelos agentes sociais. Entretanto, é comum
que os estudos sobre a corrupção acabem por adotar perspectivas anacrônicas, sobretudo
com relação a determinadas épocas e geografias consideradas propícias a esse tipo de
desvio. Nesse sentido, a Idade Média assume lugar de destaque, em que a corrupção é
vista como espécie de sinônimo do espírito desse tempo. No entanto, estudos ancorados
em uma perspectiva política da corrupção, e não exclusivamente moral, propõem a
análise desse conceito como historicamente situado e socialmente construído, atuando
como ferramenta discursiva em disputas por legitimidade diante de consensos sociais
rompidos. Instigado por essa perspectiva, este trabalho investiga como a corrupção,
longe de constituir um conceito fixo ou universal, é construída discursivamente no
interior das disputas políticas da sociedade corporativa portuguesa do século XIV. Parte se da hipótese de que a avareza, tradicionalmente concebida como vício capital pela
teologia cristã, é mobilizada como operador simbólico na produção de sentidos em
torno da corrupção, sobretudo quando esta se inscreve em tensões relativas à justiça.
Para tanto, o corpus documental analisado é composto por duas cantigas satíricas e por
trechos da Crónica Geral de Espanha de 1344, atribuídas a D. Pedro de Barcelos,
examinados à luz do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha
francesa, em articulação com a historiografia que compreende a corrupção como um
fenômeno político e relacional. |
| Abstract: | Corruption, like any other historical concept, must be interpreted in terms of the time
and space in which it was mobilised by social agents. However, studies on corruption
often end up adopting anachronistic perspectives, especially with regard to certain
periods and geographical areas considered conducive to this type of misconduct. In this
sense, the Middle Ages take centre stage, with corruption seen as a kind of synonym for
the spirit of that time. However, studies anchored in a political perspective of
corruption, and not exclusively moral, propose an analysis of this concept as historically
situated and socially constructed, presented as a discursive tool in disputes for
legitimacy in the face of broken social consensus. Instigated by this perspective, this
work investigates how corruption, far from constituting a fixed or universal concept, is
discursively constructed within the political disputes of Portuguese corporate society in
the 14th century. It starts from the hypothesis that greed, traditionally conceived as a
capital vice by Christian theology, is mobilized as a symbolic operator in the production
of meanings around corruption, especially when it is inscribed in matters relating to
justice. To this end, the documentary corpus analyzed is composed of two satirical
songs and excerpts from the General Chronicle of Spain of 1344, attributed to D. Pedro
de Barcelos, examined in the light of the theoretical-methodological framework of
french line Discourse Analysis, in articulations with historiography that comprises
corruption as a political and relational phenomenon. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | História
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