Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_VitoriaFernandesCoqueiro_tcc.pdf408,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Seu saber é juntar haver”: avareza e corrupção na obra de D. Pedro de Barcelos (Portugal, séc. XIV)
Autor(es): Coqueiro, Vitória Fernandes
Orientador(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto: Corrupção
Portugal medieval
Data de apresentação: 25-Jul-2025
Data de publicação: 4-Dez-2025
Referência: COQUEIRO, Vitória Fernandes. “Seu saber é juntar haver”: avareza e corrupção na obra de D. Pedro de Barcelos (Portugal, séc. XIV). 2025. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A corrupção, como qualquer outro conceito histórico, deve ser interpretado em termos do tempo e do espaço em que foi mobilizado pelos agentes sociais. Entretanto, é comum que os estudos sobre a corrupção acabem por adotar perspectivas anacrônicas, sobretudo com relação a determinadas épocas e geografias consideradas propícias a esse tipo de desvio. Nesse sentido, a Idade Média assume lugar de destaque, em que a corrupção é vista como espécie de sinônimo do espírito desse tempo. No entanto, estudos ancorados em uma perspectiva política da corrupção, e não exclusivamente moral, propõem a análise desse conceito como historicamente situado e socialmente construído, atuando como ferramenta discursiva em disputas por legitimidade diante de consensos sociais rompidos. Instigado por essa perspectiva, este trabalho investiga como a corrupção, longe de constituir um conceito fixo ou universal, é construída discursivamente no interior das disputas políticas da sociedade corporativa portuguesa do século XIV. Parte se da hipótese de que a avareza, tradicionalmente concebida como vício capital pela teologia cristã, é mobilizada como operador simbólico na produção de sentidos em torno da corrupção, sobretudo quando esta se inscreve em tensões relativas à justiça. Para tanto, o corpus documental analisado é composto por duas cantigas satíricas e por trechos da Crónica Geral de Espanha de 1344, atribuídas a D. Pedro de Barcelos, examinados à luz do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, em articulação com a historiografia que compreende a corrupção como um fenômeno político e relacional.
Abstract: Corruption, like any other historical concept, must be interpreted in terms of the time and space in which it was mobilised by social agents. However, studies on corruption often end up adopting anachronistic perspectives, especially with regard to certain periods and geographical areas considered conducive to this type of misconduct. In this sense, the Middle Ages take centre stage, with corruption seen as a kind of synonym for the spirit of that time. However, studies anchored in a political perspective of corruption, and not exclusively moral, propose an analysis of this concept as historically situated and socially constructed, presented as a discursive tool in disputes for legitimacy in the face of broken social consensus. Instigated by this perspective, this work investigates how corruption, far from constituting a fixed or universal concept, is discursively constructed within the political disputes of Portuguese corporate society in the 14th century. It starts from the hypothesis that greed, traditionally conceived as a capital vice by Christian theology, is mobilized as a symbolic operator in the production of meanings around corruption, especially when it is inscribed in matters relating to justice. To this end, the documentary corpus analyzed is composed of two satirical songs and excerpts from the General Chronicle of Spain of 1344, attributed to D. Pedro de Barcelos, examined in the light of the theoretical-methodological framework of french line Discourse Analysis, in articulations with historiography that comprises corruption as a political and relational phenomenon.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.