Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4269
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_IsabellaCarvalhoGradeVallejo.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Transposição de barreiras à mudança
Autor(es): Vallejo, Isabella Carvalho Grade
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Gestão organizacional
Planejamento estratégico
Data de apresentação: 20-Set-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: VALLEJO, Isabella Carvalho Grade. Transposição de barreiras à mudança. 2012. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Em se tratando de mudança organizacional, a taxa de insucesso da implementação das iniciativas de transformações propostas nas organizações sempre se mostrou bastante expressiva. A árdua tarefa do gestor da mudança de garantir o alcance dos objetivos da mudança nem sempre é cumprida devido aos obstáculos por ele encontrados durante o processo de mudança. Tais barreiras à mudança manifestam-se de maneiras distintas nos diferentes contextos de mudança e deverão ser trabalhadas conforme a realidade deparada na organização. Contudo, um conjunto de estratégicas genéricas foi compilado à luz da teoria para o auxílio dos gestores da mudança no combate destas barreiras encontradas. Este estudo buscou a identificação das principais barreiras à mudança encontradas durante o processo de mudança organizacional no projeto de melhoria e reestruturação do processo de vendas da Corretora de Seguros BRB e as possíveis maneiras de transpô-las. Além disso, verificou-se a existência de cada uma destas barreiras encontradas no contexto de mudança estudado e da efetividade das ações utilizadas para a transposição das barreiras descobertas. Esses resultados foram alcançados por meio do desenvolvimento da análise de frequências e da análise fatorial dos resultados obtidos pelo questionário quantitativo confeccionado e aplicado neste trabalho, as quais apontaram que os colaboradores não sentiram parte do processo de mudança e que suas necessidades individuais não foram consideradas. Além disso, as análises também assinalaram que tais funcionários nem se sentiram incentivados e recompensados durante todo o processo nem tinham clareza das possíveis consequências de um desempenho insuficiente ou fraco e que tanto o estabelecimento de objetivos de curto prazo quanto a mobilização para a mudança não foram efetivos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons