| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Lacé, Andréia Mello | - |
| dc.contributor.author | Galdino, Yasmin Ferreira | - |
| dc.identifier.citation | GALDINO, Yasmin Ferreira. Educação antirracista na capacitação policial: perspectivas da equipe educadora da academia nacional de polícia . 2025. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo trazer uma análise histórico-social sobre o racismo, a educação antirracista e a influência de ambos na capacitação do policial federal. A pesquisa parte da compreensão de que o racismo estrutural influencia a atuação das forças de segurança e busca discutir a necessidade de reformulação da capacitação policial para mitigar práticas discriminatórias. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, além da realização de entrevistas semiestruturadas com educadores da Academia Nacional de Polícia (ANP), localizada em Brasília - Brasil. O estudo fundamenta-se em referenciais teóricos sobre racismo estrutural, educação antirracista e formação policial, com base nos autores Ângela Davis (1981; 2016), Cida Bento (2022), Eliane Cavalleiro (2001), Maria Calixto (2024), Silvio Almeida (2019), Sueli Carneiro (2005), entre outros. Busca-se identificar desafios e avanços na implementação de práticas pedagógicas que promovam maior equidade racial na segurança pública. Os resultados apontam que, apesar da existência de iniciativas voltadas para a inclusão da temática racial na capacitação policial, ainda há lacunas na formação dos agentes, especialmente no que se refere à aplicação prática da Educação Antirracista. Conclui-se que a inserção de estratégias educacionais efetivas pode contribuir significativamente para a desconstrução de estereótipos raciais e para a construção de um policiamento mais justo e alinhado aos direitos humanos. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação antirracista | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Polícia - atitudes | pt_BR |
| dc.title | Educação antirracista na capacitação policial : perspectivas da equipe educadora da academia nacional de polícia | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-12-01T21:29:39Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-01T21:29:39Z | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-21 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42686 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This study aims to provide a historical-social analysis of racism, antiracist education, and their influence on the training of federal police officers. The research is based on the understanding that structural racism affects the performance of security forces and seeks to discuss the need to reform police training to mitigate discriminatory practices. To this end, a qualitative approach was adopted, including bibliographic, documentary, and field research, as well as semi-structured interviews with educators from the National Police Academy (ANP), located in Brasília, Brazil. The study is grounded in theoretical frameworks on structural racism, antiracist education, and police training, drawing on the works of Ângela Davis (1981; 2016), Cida Bento (2022), Eliane Cavalleiro (2001), Maria Calixto (2024), Silvio Almeida (2019), Sueli Carneiro (2005), among others. The objective is to identify challenges and advancements in implementing pedagogical practices that foster greater racial equity in public security. The results indicate that, despite initiatives aimed at incorporating racial issues into police training, gaps remain in the preparation of officers, particularly concerning the practical application of Antiracist Education. It is concluded that the integration of effective educational strategies can significantly contribute to deconstructing racial stereotypes and fostering a policing approach that is more just and aligned with human rights. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Pedagogia
|