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2025_YasminGomesAbrantesBenjamim_tcc.pdf4 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorOliveira, Roni Ivan Rocha de-
dc.contributor.authorBenjamim, Yasmin Gomes Abrantes-
dc.identifier.citationBENJAMIM, Yasmin Gomes Abrantes. Educação ambiental e Cerrado nos anos iniciais: um percurso até a escola e a busca de conexões com realidades locais. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresentou como temática central a Educação Ambiental e o Cerrado, o objetivo deste trabalho é entender como a Educação Ambiental e o Cerrado são apresentados nos documentos normativos e referenciais curriculares para a Educação Básica à nível nacional, regional e local até chegar nas escolas do Distrito Federal. Para a metodologia, foi usada como base os conceitos de uma pesquisa qualitativa, uma vez que ela permite o exercício de um olhar mais crítico, nesse sentido, foi realizada uma pesquisa documental nos normativos educacionais tanto do âmbito nacional, como no distrital e por fim, uma análise comparativa sobre os projetos político pedagógico de escolas da educação do campo e urbanas do DF. Nessa pesquisa, foi analisado como as duas temáticas em questão foram abordadas nos normativos e em seguida investigado como as expectativas nos documentos legais, referentes a essas temáticas, foram traduzidas pelas escolas públicas do DF. Nesse sentido, pôde ser observado que no âmbito nacional as temáticas são abordadas de maneira mais generalista, já no cenário distrital, as temáticas tiveram mais expressividade, principalmente o Cerrado. Nas análises feitas nos PPPs das escolas, foi observado que existe uma diferença considerável na forma que essas duas temáticas são desenvolvidas nas escolas do campo e nas escolas urbanas, recebendo maior atenção nas escolas do campo. Por fim, foi verificado que a Educação Ambiental e o Cerrado são temas pouco explorados pelas escolas, sobretudo sobre os aspectos socioculturais que envolvem essas duas temáticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCerradopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.titleEducação ambiental e Cerrado nos anos iniciais : um percurso até a escola e a busca de conexões com realidades locaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-12-01T21:14:53Z-
dc.date.available2025-12-01T21:14:53Z-
dc.date.submitted2025-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42685-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study focused on Environmental Education and the Cerrado as its central theme. The objective was to understand how Environmental Education and the Cerrado are presented in normative documents and curricular references for Basic Education at national, regional, and local levels, culminating in the schools of the Federal District. The methodology was based on qualitative research concepts, as this approach allows for a more critical perspective. In this regard, a documentary analysis was conducted on educational regulations at both the national and district levels, followed by a comparative analysis of the political-pedagogical projects of rural and urban schools in the Federal District. This research examined how these two themes were addressed in official regulations and subsequently investigated how the expectations outlined in legal documents related to these themes were translated into practice by public schools in the Federal District. It was observed that, at the national level, these themes are addressed in a more general manner, whereas at the district level, they receive greater emphasis, particularly the Cerrado. The analysis of school political-pedagogical projects revealed a significant difference in how these themes are developed in rural and urban schools, with greater attention given to them in rural schools. Finally, it was found that Environmental Education and the Cerrado are underexplored topics in schools, especially concerning the sociocultural aspects related to these themes.pt_BR
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