Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MuriloBatistaDeOliveiraSantos_tcc.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do Brasil na transição energética global : uma análise da política externa do Governo Lula 3 para a transição energética
Autor(es): Santos, Murilo Batista de Oliveira
Orientador(es): Menezes, Roberto Goulart
Assunto: Energia
Energia - fontes alternativas
Data de apresentação: 16-Jul-2025
Data de publicação: 1-Dez-2025
Referência: SANTOS, Murilo Batista de Oliveira. O papel do Brasil na transição energética global: uma análise da política externa do Governo Lula 3 para a transição energética. 2025. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a afirmação do governo brasileiro de que o Brasil constitui uma liderança mundial na transição energética, e verificar se o Brasil possui condições de exercer uma liderança efetiva nessa área. A partir de uma descrição da história do setor de energia no Brasil e de uma exposição da atual Política Nacional de Transição Energética (PNTE) e de seus braços operacional e consultivo, o estudo realiza uma análise da política externa brasileira para o tema de transição energética à luz do ferramental teórico da teoria dos papéis e da literatura sobre liderança nas Relações Internacionais. No trabalho, verificou-se haver um descompasso entre o papel pretendido pelo Brasil e o papel percebido do Brasil entre atores externos, o que enfraquece a afirmação de liderança brasileira na transição energética.
Abstract: This work aims to analyze the Brazilian government's claim that Brazil is a global leader in the energy transition field and to determine whether Brazil is capable of effectively leading the way in this area. Based on a description of the history of the Brazilian energy sector and an overview of the current National Energy Transition Policy (PNTE) and its operational and advisory branches, the study analyzes Brazilian foreign policy on the energy transition, using the theoretical framework of role theory to foreign policy analysis (FPA) and the literature on leadership in International Relations. The study found a mismatch between Brazil's intended role and its perceived role among external stakeholders, which weakens Brazil's assertion of leadership in the energy transition.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.